Giruá participa de seminário contra a dengue

Giruá participa de seminário contra a dengue

Mobilização de gestores e técnicos em Santo Ângelo, na manhã da quarta-feira com o objetivo alertar e mobilizar a região para ações efetivas de enfrentamento a dengue

Em evento coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde que contou com a participação de mais de 400 pessoas no teatro Antonio Sepp em Santo Angelo, foi assinada resolução que garante recursos para intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue para 62 municípios da região Noroeste do Rio Grande do Sul.

Conforme a secretária Raquelli Menin o Estado vai repassar R$ 254,9 mil para o enfrentamento à doença.  O Estado registra 179 casos em 2015, sendo 136 deles autóctones (contraídos no próprio RS) e 43 importados de outras localidades. Os municípios da região Noroeste (de abrangência da 12ª, 14ª e 17ª Coordenadorias Regionais de Saúde) concentram 119 destes casos, sendo 117 deles autóctones. Até o momento, o RS contabiliza um número de casos reduzido em comparação aos demais estados da região Sul – Santa Catarina já registra 1.078 casos da doença e o Paraná, 5.889 casos. Ainda assim, o secretário Gabbardo reforçou a importância de manter a mobilização social contra o vetor da doença, o mosquito Aedes aegypti, durante todo o ano. Nesta quarta-feira (08), teve início uma campanha de rádio em nível de estado, com o lema TODOS CONTRA A DENGUE, para chamar a população a ser ativa na prevenção e no combate aos focos do mosquito.

Os recursos para a região Noroeste integram um conjunto de ações coordenadas por uma força tarefa instalada desde o dia 12 de março na região, onde o município de Giruá está incluído para receber estes recursos. Equipes de técnicos e de agentes de combate à dengue da Divisão de Vigilância Ambiental do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) realizam um trabalho intensificado nos municípios de Caibaté, São Miguel das Missões, Mato Queimado, Cerro Largo, Rolador e Santo Ângelo.

A Secretária Raquelli enfatiza que estes recursos serão aplicados na realização de mutirões de limpeza e retirada de lixos, aplicação de inseticida com veículo especial e mobilização social para orientar a população sobre as medidas preventivas para eliminar criadouros e focos do mosquito, uma vez que um alerta epidemiológico foi emitido para os municípios da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde no dia 18 de março.

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde RS