Governo Municipal promove ação de conscientização e combate à Dengue

O Governo Municipal através da Secretaria de Saúde promove neste sábado, 26 de março, na Praça Tenente Aládio Ferreira, das 8h30 às 11h30, ação voltada para a conscientização e combate à Dengue, objetivando orientar a população giruaense sobre como combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

A região enfrenta um crescimento significativo e preocupante nos casos de Dengue, envolvendo situações graves e risco de óbito. Giruá até o momento não registrou nenhum caso positivo para Dengue. Para que a situação continue sob controle, contamos com a mobilização e apoio de toda nossa população para frear esse avanço e evitar que a doença chegue ao nosso município.

O combate ao mosquito Aedes Aegypti é de extrema importância. Além da Dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a Zika e a Febre do Chikungunya. Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.