Campanha Dezembro Vermelho ganha destaque em ação da Secretaria Municipal de Saúde

A secretaria municipal de Saúde realizou na última sexta-feira, 10 de dezembro, uma ação de saúde, que faz alusão a campanha “Dezembro Vermelho”, mês de combate e enfrentamento ao HIV/AIDS e a outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O atendimento aberto e gratuito para toda população aconteceu na Praça Aládio Ferreira e contou com realização de testes rápidos para detectar Sífilis e HIV.

Dezembro Vermelho, é uma campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, e marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais IST, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais. A campanha em geral, promove:

– iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha;
– promoção de palestras e atividades educativas;
– veiculação de campanhas de mídia;
– realização de eventos em saúde.

A secretária Atiene Duarte que esteve à frente da atividade, lembrou que desde 1996, o Brasil distribui gratuitamente pelo SUS todos os medicamentos ARV e, desde 2013, o SUS garante tratamento para todas as pessoas vivendo com HIV (PVHIV), independentemente da carga viral. A evolução do tratamento antirretroviral possibilitou transformar uma doença fatal em uma condição crônica controlável. “Esta data constitui uma oportunidade para apoiar as pessoas envolvidas na luta contra o HIV e melhorar a compreensão do vírus como um problema de saúde pública global”, finalizou a secretária. A ação contou com a participação da enfermeira Fernanda Giaretta e da auxiliar administrativa Josiani Pilato.