👉AÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NO ATENDIMENTO PÓS-COVID-19

Atendimento fisioterápico adulto a pacientes com sequelas pós COVID-19

O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, oferece aos munícipes a realização de atendimento fisioterápico adulto a pacientes com sequelas da COVID-19 junto ao Centro de Atendimento Especializado (CAE), situado na Av. Castelo Branco nº 1071, Centro.

Os sintomas da “Covid Longa”, “Covid Persistente” ou “Síndrome Pós-Covid”, atingem até 80% dos infectados. A OMS (Organização Mundial da Saúde) deve se reunir em breve para definir o nome oficial e as classificações dessas complicações. Essa síndrome identifica 55 sintomas, dentre os principais podemos citar: fadiga, dor de cabeça, dificuldade de atenção, perda de cabelo, palpitação, ansiedade, depressão, zumbido no ouvido, insuficiência cardíaca, tosse, dor no peito, desconforto, náusea e vômito, problemas digestivos e perda de peso, bem como, dificuldade para respirar mesmo em atividades consideradas leves. Essas complicações também podem acometer as formas leves e moderadas da doença, que não necessitam de internação.

Os pacientes que necessitarem deste tipo de atendimento devem dirigir-se as Unidades de Saúde, para serem encaminhados ao CAE, onde a Fisioterapeuta Greta Bombassaro, realizará a avaliação e atendimentos. Salientamos que a Fisioterapeuta Greta, realizou curso de: Formação em Reabilitação Funcional Pós-Covid-19; Fisioterapia Respiratória: Desafios nos pacientes com Covid-19 e Reabilitação do paciente grave por coronavírus, sendo dois destes cursos, junto ao Instituto Israelita Albert Einstein, bem como investiu em materiais e equipamentos para tais atendimentos.