Reunião com a Equipe de Agentes de combate as Endemias

"Combater o mosquito é com você, comigo, com todo mundo"


 

Na tarde da quarta-feira, dia 24 de fevereiro, reuniram-se na sala da Equipe de ACEs – Agentes de Combate às Endemias, a Secretária de Saúde Atiene Duarte, a enfermeira Gisiane e os ACEs. Na reunião, foi dialogado sobre as estratégias que já vem sendo realizadas no combate ao mosquito Aedes Aegypti, buscando a prevenção de doenças como a Dengue, Zica vírus e Chikungunya.

Com vistas a campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti Combater o mosquito é com você, comigo, com todo mundo”, lançada pelo Ministério da Saúde, no dia 24 de novembro de 2020, que visa alertar a população para a responsabilidade compartilhada de combater o mosquito, evitando o acúmulo de água parada, que permite a proliferação deste.

O Ministério da Saúde, alerta que o período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene no domicílio, evitando água parada todos os dias, porque os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.

Diante deste fato, o Governo Municipal, lembra a comunidade giruaense sobre a importância da realização da limpeza frequente, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, caixas d'água, ralos de banheiros em desuso, recipiente que acumula água atrás de geladeira, recipientes de água para animais domésticos e outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito, lembrando que mosquito também se prolifera em água suja.

A Secretária de Saúde, Atiene Duarte, também alerta para as pessoas que apresentarem os seguintes sintomas: febre, dores no corpo e dor de cabeça, para procurarem atendimento médico.