Grupo de Apoio à Pacientes Oncológicos -Gapon

GRUPO DE APOIO À PACIENTES ONCOLÓGICOS - GAPON


O Grupo de Apoio á Pacientes Oncológicos -GAPON visa atender os pacientes oncológicos, diagnosticados no Sistema Único de Saúde de Giruá que necessitam realizar prioritariamente o tratamento, cujas pessoas necessitam de suporte das equipes interdisciplinares para o enfrentamento da doença. Elas poderão necessitar de recursos, para atender as necessidades médicas (ou outra especialidades), de exames, internações, cirurgias, medicamentos e transporte, durante o período de realização do tratamento. Os pacientes terão o tratamento necessário com dignidade, tranquilidade e conforto, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dos mesmos e dos seus familiares. 
Iniciamos os trabalhos de apresentação do projeto em Novembro de 2019 nos ESFs,  rádios de Giruá e alguns grupos. 
Na 1ª etapa está sendo feito o cadastro de todos os pacientes oncológicos, para ter os registros adequados de cada caso no sistema e o Plano Terapêutico Singular (PTS) de cada um, de acodo com suas necessidades.

A 2ª etapa será desenvolver ações que priorizem o cuidado e os encaminhamentos necessários para pacientes oncológicos e o PTS será encaminhado a cada ESF de origem dos pacientes oncológicos cadastrados, que irão fazer o acompanhamento;

3ª etapa contará com ações de cuidado específicas aos pacientes oncológicos, tanto no que se refere à saúde física, como psíquica e/ou emocional. Criação de um grupo de apoio aos pacientes oncológicos, seus familiares e as pessoas que já tiveram a doença e queiram trocar experiências e contribuir na recuperação daqueles que enfrentam atualmente a doença,. O grupo GAPON visa propiciar a expressão de sentimentos (medos, dúvidas e sofrimentos), possibilitando um espaço de fala e escuta, buscando melhorar a saúde emocional.

Atualmente estamos na 1ª etapa e para podermos finalizar pedimos que os pacientes oncológicos de nosso Município que ainda não foram chamados, independente de estarem fazendo o tratamento pelo SUS ou por outro convênio, entrem em contato pelo telefone da Secretaria Municipal de Saúde de Giuá - 3361 2629 e agendem seu horário com Aline ou Gabriele. O cadastro poderá ser feito por um familiar, desde que traga os seguintes documentos: identidade, CPF, cartão dos SUS e os exames que possuem, desde o primeiro até o mais recente.

Esse cadastro nos ajudará também a obtermos as estatísticas do Município de Giruá e com isso, definirmos estratégias de prevenção para o câncer. Contamos com a colaboração e compreensão de todos.