Campanha de Vacinação Contra o Sarampo

O Sarampo é uma doença viral aguda similar a uma infecção do trato respiratório superior. É uma doença grave, principalmente em crianças menores de cinco anos, desnutridos e imunodeprimidos. A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo.

O Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, realizará em 2019, a Campanha Nacional de Vacinação contra a o Sarampo. Esta Campanha é uma estratégia diferenciada para interromper a circulação do vírus do sarampo no País e será realizada de forma seletiva, ocorrendo em duas etapas:

Primeira etapa                     Segunda etapa

Período 7 a 25 de outubro          18 a 30 de novembro

Dia D 19 de outubro                      30 de novembro

Público alvo Crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade ( 4 anos, 11 meses e 29 dias)

População 20 a 29 anos.

_____________________________________________________________________

Estes dois públicos foram priorizados para a participação nessa estratégia considerando que estão entre os mais acometidos e com maior incidência da doença nos surtos registrados em 2019. Ainda, especialmente as crianças menores de 5 anos de idade estão na faixa etária com maior número de internações e apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos por sarampo.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacinação irá ocorrer na sala de vacinas do município, localizada junto ao ESF 2 no bairro Santo Antônio anexo ao prédio do INSS, no horário das 07h30 às 11h30 e das 13h às 16h de segunda a quintas-feiras, e nas sextas-feiras até as 15h.