Campanha de vacinação contra influenza até dia 30 para grupos de risco

Campanha de vacinação contra influenza segue até dia 30 para grupos de risco

O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde continua intensificando a campanha de vacinação contra o vírus da influenza para os grupos de risco, sendo eles: idosos com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e para os demais grupos inseridos no Programa Nacional de Imunizações.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 5 mil pessoas deverão receber a vacina no município, sendo que até o momento cerca de 65% já foram vacinadas. Os grupos de maior imunização são os trabalhadores da saúde com 97,3%  e puérperas com 84%. Já crianças entre 6 meses e menores de 6 anos apresentam o menor índice até o momento, alcançando um pouco mais da metade, ou seja, 55,6%.  Professores da rede pública e privada vacinados somam 65,2%, idosos 62,9%, gestantes 58% e pessoas com doenças crônicas 57,8%.

Conforme observa a enfermeira Eliana Heinzmann Fungueto, a campanha segue até o dia 31 de maio para os principais grupos e após, a vacina será disponibilizada para o público em geral. Em Giruá, a sala de vacinas atende das 7h às 11h30 e das 13h às 16h30 junto ao ESF2, localizado em anexo ao prédio do INSS.

O secretário de saúde Fernando Massafra Cavalheiro lembra aos pais e/ou responsáveis pelas crianças (grupo que compareceu em menor percentual), que não deixem para a última hora, pois com a mudança do clima, o organismo humano se tornam mais suscetível à doenças e também pelo fato da vacina levar alguns dias para fazer o efeito de proteção. As equipes de saúde também encerraram nesta semana a vacinação a domicilio, contemplando pessoas com dificuldades de deslocamento até o local da vacinação.