Prefeito reúne profissionais da saúde para tratar do atendimento aos usuários do SUS

O SUS convive com enormes dificuldades que comprometem seus resultados e de encontro a isso a Secretaria Municipal de Saúde vem fazendo investimentos e melhorias no sistema.

A Administração Municipal e a base aliada, estiveram reunidos no gabinete do Prefeito com a Direção do Hospital São José e os médicos da rede municipal de saúde. Na ocasião foram discutidos alguns assuntos relevantes sobre o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.

A reunião foi o ponta pé inicial de uma série de ações da Administração Municipal para melhorar a qualidade do atendimento aos usuários da rede municipal de saúde. Na reunião foi discutido sobre o atendimento as consultas nos ESFs, o acolhimento dos usuários da rede municipal e o atendimento do plantão de urgência e emergência no Hospital São José. No ato foi apresentado um levantamento de dados das consultas realizadas pela rede municipal de saúde, totalizando cerca de 4 mil atendimentos mês. Sendo 1.800 consultas realizadas no plantão de urgência e emergência do Hospital São José.

Na ocasião, foi solicitado a divulgação para a população sobre o funcionamento do atendimento do plantão de urgência e emergência no Hospital São José, o qual deve manter atendimento em casos que o paciente está correndo risco de e vida e a quem necessite de atendimento de urgência. As demais consultas devem ser agendadas junto ao ESF, pois o município possui 5 unidades de atendimento com equipe medica e de enfermagem 40 horas semanais. Atualmente, 90% dos casos não são de urgência/emergência, fazendo com que o Hospital fique sobrecarregado de atendimentos que poderiam ser realizados nos ESFs, no bairro próximo a residência de cada paciente.

Uma das marcas da atual administração foi a implementação do plantão médico 24 horas junto ao Hospital São José, o qual está sendo aprimorado a cada dia. Por ser um novo serviço no município, ele precisa ser ajustado e adequado conforme as necessidades da população. O Prefeito Rubem salienta, que a maior preocupação dessa administração é com as pessoas, com a melhoria na qualidade de vida de cada munícipe.

O Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde além das ações para melhorar o atendimento aos munícipes na rede municipal de saúde, também trabalha para manter a lista básica de medicamentos da farmácia central do Município em dia.