Posto de Saúde do Bairro Hortêncio é inaugurado

A obra desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde teve investimento de aproximadamente 50 mil reais.

Depois de diversos adiamentos causados pela chuva, na manhã da sexta-feira, 27 de setembro, foi inaugurado o Posto Avançado de Saúde do Bairro Hortêncio. A obra desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde teve investimento de aproximadamente 50 mil reais e atende a expectativa da comunidade do bairro mais populoso de Giruá, que há tempos reivindicava a reabertura.
O Posto funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 ao meio dia e das 13:30 às 17 horas. Nele serão prestados serviços de enfermagem como, por exemplo, medição de peso, temperatura e pressão, dispensação de medicamentos e também aplicações injetáveis. O objetivo é que em breve o local conte também com atendimento médico e odontológico.
A Secretária de Saúde, Raquelli Menin, agradeceu a todos que colaboraram nessa obra e salientou que ela configura a realização de mais um compromisso do Governo Municipal no que se refere a saúde pública, assim como as obras já realizadas e que estão sendo usufruídas pela comunidade. Desde 2009, além do recém inaugurado Posto Avançado, a atual administração construiu a nova sede administrativa da Secretaria, o PSF do interior, e o Pronto Atendimento Municipal (auxiliando os investimentos do Hospital São José), além de viabilizar o PSF do Bairro Herberto Schneider. Em fase final de construção, está o novo PSF do Bairro Santa Rita. Todos estes investimentos comprovam o significativo avanço da saúde pública giruaense.
Outros Secretários e também vereadores, representador por Andrei Schnor dos Santos, participaram do ato, que também contou com a presença do Prefeito Municipal, do Vice-Prefeito Elton Mentges e do Coordenador da 14ª Coordenadoria de Saúde, Antônio de Paula. Esse, em sua fala, destacou que a Administração Municipal de Giruá tem se caracterizado por realizar atos de suma importância para a população. Ele, em nome da Coordenadoria, disponibilizou sua ajuda, pedindo que cada vez mais hajam investimentos e decisões administrativas que busquem melhorar a saúde pública.
O Prefeito Fabiam Thomas declarou que o projeto para o bairro Hortêncio é bem maior, antecipando o anúncio do nova Unidade Básica de Saúde feita no evento posterior. Reassumiu também o compromisso e a responsabilidade com a área da saúde. Segundo ele, há muito a ser feito e isso acontece devagar, não porque o Governo Municipal parou de investir, mas porque bem mais pessoas estão aderindo ao atendimento pelo SUS no município. Nos últimos 8 meses, 41.000 atendimentos foram prestados a população, e mais de R$ 601.000,00 foram investidos em exames, medicamentos e consultas especializadas, além de 1.302 viagens com pacientes giruaenses para outros centros de saúde no RS.
Após o ato oficial e o descerramento da placa que marca a inauguração, a comunidade foi convidada a conhecer as novas instalações do prédio e a saborear um café em comemoração a essa nova conquista.