Palestra sobre Prevenção do Câncer de Mama na 13ª ExpoGiruá

Palestra sobre Prevenção do Câncer de Mama na 13ª ExpoGiruá

Iniciando as atividades da Comissão de Saúde e Inclusão Social da 13ª ExpoGiruá, foi realizada na tarde desta quarta-feira (25), palestra com tema “Prevenção ao Câncer de Mama”, na Sala Vale dos Butiazais no Parque de Exposições Olmiro Callai. A palestrante foi a Enfermeira Elisabeth Dorneles.

Compondo essa Comissão, está a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Promoção Humana, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Hospital São José, Lar da Velhice Ernani Luiz Schneider, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Giruá, Entidades relacionadas a Saúde e assistência social do Município.

Presentes no evento, estiveram o Prefeito Ângelo Fabiam Duarte Thomas, a Presidente da 13ª ExpoGiruá Fátima Anise Rodrigues Ehlert juntamente com as Soberanas da feira, e a Secretária Municipal de Saúde Elaine de Bairros Zimermann. Os demais secretários municipais também participaram da palestra.

A Enfermeira Elizabeth Aguilar Silva Dorneles, palestrante do evento, é formada em Enfermagem e Obstetrícia, FACEM, na Atual UNIFRA em Santa Maria, julho/1984. Possui especialização em Projetos assistenciais em enfermagem pela UFSM, pós-graduada em licenciatura em enfermagem, ministrou aulas no Curso Técnico em Enfermagem em Três de Maio, no FEMA em Santa Rosa e na URI em Santo Ângelo.

Entre suas abordagens, ressaltou a importância da prevenção e diagnóstico precoce, os sinais da doença e os múltiplos fatores que determinantes do câncer de mama. O objetivo do evento foi orientar e conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer.

Segundo a Secretária de Saúde, Elaine Zimermann, como o câncer de mama é o câncer que mais acomete as mulheres no mundo, promover uma palestra sobre isso na ExpoGiruá é "de suma importância por ser uma forma de atingir um público maior e mais diversificado de mulheres, além daquelas que tem o costume de procurar a Secretaria de Saúde para mais informações".