Reciclagem de pneus e garrafas PET na 2ª etapa da Gincana Aedes #sqn!

Foram retirados do meio ambiente quase 10.000 unidades

Reciclagem de pneus e garrafas PET na 2ª etapa da Gincana Aedes #sqn!

Na manhã de terça-feira, 10 de maio, iniciou-se a avaliação da 2ª etapa da Gincana “Aedes #sqn!”. A Comissão Julgadora esteve visitando as escolas durante todo o dia. Nesta fase, as escolas apresentaram os resultados das provas de reciclagem de pneu e garrafas PET, sendo que os alunos deveriam utilizar a criatividade para tornar materiais de proliferação do mosquito Aedes em novidades para toda a sua escola usufruir.

Os resultados da 2ª fase alcançaram os objetivos dos organizadores. As escolas mobilizaram-se junto com a turma concorrente e encontraram utilidades belas para os pneus e garrafas reciclados. Foram confeccionados assentos, itens de decoração, recipientes para plantação de hortaliças e flores e muitos outros itens. “Achamos interessante realizar as atividades e conscientizar todos a não deixarem a água parada, para o mosquito não se reproduzir”, contou a aluna Laiane, da Escola Municipal Batista.

O objetivo da gincana é mobilizar os cidadãos levando informações sobre os cuidados com as doenças, a eliminação de focos do mosquito, o recolhimento de materiais que possam acumular água e a limpeza dos terrenos. Segundo a Diretora Silvia Callegaro, este resultado está sendo alcançado, pois ela percebe o envolvimento das famílias. “Se sairmos pelos bairros, vemos pneus jogados, sem um cuidado com a proliferação. E no momento que o aluno aprende que aquilo não pode ficar daquela forma, ele comenta com a família e pede iniciativa.”

As Secretarias Municipais de Saúde e de Educação e Cultura, apoiadas pela Secretaria Municipal de Obras, haviam realizado a primeira etapa no dia 04, no Ginásio de esportes Elias Saffi. As 12 equipes de 11 escolas participaram na ocasião das provas de Passa ou Repassa, sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças transmitidas por ele, Dengue, Zika e Chikungunya, bem como da prova de torcida mais organizada.

Segundo a Secretária de Saúde Elaine Zimmermann, as escolas e os alunos estão surpreendendo a Comissão e se superando. “O recolhimento de PETs foi muito bom, pois foram retirados do meio ambiente quase 10.000 unidades. Usaram este material para decoração e para a realização de brincadeiras nas escolas, mostrando que nem sempre precisamos descartar mas que eles sim usar como objetos decorativos e úteis em nosso dia a dia.”

A última etapa da Gincana, e anúncio dos vencedores, acontecerá nessa sexta-feira, quando os alunos tiverem concluído as tarefas de show de talentos, apresentação de mascote e brincadeiras em geral.