Atividade de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial

Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial

No dia 26 de abril, dia Nacional de Controle da Hipertensão Arterial, a Secretaria Municipal de Saúde de Giruá havia anunciado uma atividade de prevenção e controle da Hipertensão Arterial, com o foco no consumo de alguns alimentos consumidos pela população de nosso município.

A Mostra é um “evento teste” de uma atividade que será desenvolvida futuramente na 13ª EXPO GIRUÁ. Anunciada para o dia 2 de Maio, a atividade, de maneira proposital, foi sendo montada no início da manhã, enquanto os primeiros usuários entravam na sala de espera da Secretaria Municipal, desde este momento, os funcionários já observavam as diferentes reações das pessoas presentes. Depois que tudo estava pronto, a atividade se resumia a dois momentos: a observação dos usuários que descobriam a quantidade de sal presente em alimentos conhecidos deles mesmo e de suas famílias e amigos; e, o momento em que algum profissional da Secretaria de Saúde interagia com os usuários para explicar algo além do impacto visual causado com a conversão de colheres de sal, referentes a cada alimento exposto.

Iniciou os trabalhos da Atividade de prevenção e controle da Hipertensão Arterial a Secretária Municipal de Saúde, Elaine Zimermann, que salientou a importância de tal atividade: “A prevenção deve ser o principal foco da Secretaria Municipal de Saúde, pois com ela, evitamos problemas futuros, danos aos usuários e gastos que poderiam ser evitados como medicações, entre outras complicações, não só para a rede municipal de saúde, mas para o sistema público de saúde como um todo”. As atividades também ocorreram no dia 3 de maio.