Secretarias de Saúde e Obras ajudando na reciclagem de pneus

Uma nova carga de pneus usados, com aproximadamente 8 mil quilos, foi entregue na última quarta-feira à transportadora Xibiu.

Secretarias de Saúde e Obras ajudando na reciclagem de pneus

Uma nova carga de pneus usados, com aproximadamente 8 mil quilos, foi entregue na última quarta-feira à transportadora Xibiu, que presta serviços para a Associação Reciclanip, localizada em São Paulo. A coleta dos materiais foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde e o carregamento pela Secretaria de Obras, destinando os pneus para reaproveitamento em asfalto, solados de sapatos e outros itens, em substituição ao coque de petróleo.

Segundo a Secretária de Saúde Elaine Zimermann, o descarte adequado desses materiais tem relação direta com a prevenção da Dengue, Chikungunya e Zika. "Com esta ação, estamos dando sequência a uma importante ação, eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypi”. Os pneus foram retirados do meio ambiente, depositados em local adequado e agora, estão a caminho do destino correto.

A Reciclanip, com a qual o Município de Giruá possui convênio, é uma entidade sem fins lucrativos, criada pelos fabricantes de pneus Bridgestone, Goodyear, Michelin, Pirelli e Continental. A responsabilidade pelo recolhimento dos pneus em desuso é das empresas que vendem e revendem esses materiais. Porém, a Prefeitura Municipal se preocupa com o bem-estar da população e do ambiente, bem como a erradicação do mosquito Aedes aegypi. Sendo assim, promove esses multirões para que a cidade continue limpa.

Os pneus recolhidos por ela são largamente utilizados como combustível alternativo em fornos de cimenteiras, em substituição ao coque de petróleo. Outras formas de reaproveitamento dos pneus são a utilização em asfalto, fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas e pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.

O descarte inadequado de pneus usados pode ocasionar enormes problemas ambientais, principalmente pelo risco de contaminação do ar, do solo e do lençol freático, além disso, o acúmulo de pneus no ambiente constitui também grave ameaça à saúde pública, ressalta o Prefeito Municipal Fabiam Thomas.