Farmácia Central em fase final de implantação

Farmácia Central em fase final de implantação

O Município de Giruá, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará disponibilizando aos seus munícipes, possivelmente ainda no mês de maio, a Farmácia Central, local este que atenderá a população local em horário especial. A sala está localizada ao lado do Centro Cultural Adelina Machado Dias, e centralizará a dispensação de medicamentos das unidades básicas de saúde.

Neste local serão dispensados medicamentos básicos e controlados, inclusive os encaminhados aos pacientes através do Estado. Para atender a toda a demanda, a Secretaria de Saúde contará com uma equipe especializada de três profissionais, em tempo integral, inclusive com a presença da farmacêutica do Município, Dra. Sandra Fontana. Além dos horários normais, a Secretaria Municipal avalia o cumprimento de plantões especiais nos períodos noturnos e finais de semana.

A implantação da Farmácia Central visa proporcionar um local único onde os pacientes de todas as Unidades do Município, possam retirar os medicamentos, tanto básicos quanto controlados, evitando assim o deslocamento do paciente a mais de um local. Esta mudança visa também melhorar o controle da dispensação e as instruções de uso de cada medicação utilizada. O uso adequado e orientado da medicação contribui significativamente para a evolução do estado de saúde dos pacientes.