Saúde de Giruá aplica 2ª dose da vacina contra o HPV

Saúde de Giruá aplica 2ª dose da vacina contra o HPV

A 2ª dose da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) está sendo aplicada pelas equipes de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde nas estudantes das escolas de Giruá durante esta semana. A vacinação que iniciou no dia 21(segunda-feira) na Escola Estadual Alfredo Saffi vai até amanhã (25) onde serão realizadas as vacinas na APAE e na Escola Municipal Nicolau Leite.

A imunização contra o HPV é uma campanha do Ministério da Saúde, que objetiva prevenir o câncer do colo do útero e contribuir na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Raquelli Menin, Giruá recebeu 226 doses da vacina. A meta da Secretaria é aplicar a segunda dose em todas as meninas de faixa etária entre 9 a 11 anos que receberam a primeira dose em março. Aquelas meninas que entraram na faixa etária de 9 anos após o mês de março foram incluídas na campanha somente agora e estão recebendo a primeira dose durante esse processo.

O Ministério da Saúde indica a vacina que é realizada em três etapas para adolescentes de 9 a 13 anos. “Seis meses depois da primeira dose a menina deve receber a segunda, e a terceira, de reforço, será realizada cinco anos após a primeira dose”, ressaltou Raquel. Vale lembrar que a vacina só é realizada nas jovens que levam para a escola uma ficha de autorização assinada pelos pais ou responsáveis.