Notícias
Giruá desenvolverá estudo sobre mobilidade urbana objetivando melhorar o fluxo de trânsito
- Publicado em 07/02/2025 às 16:04
- Imprimir
Na tarde da última quinta-feira, 6 de fevereiro, o vice-prefeito Luiz Cesar Mello, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos (SMOISU), reuniu o Conselho Municipal de Trânsito para um importante encontro com o consultor Renato Rhoden, representante da Fundatec. A empresa contratada para elaborar o estudo local sobre mobilidade urbana explanou sobre os primeiros passos do projeto, que promete transformar a infraestrutura de transporte e melhorar o tráfego local. O estudo, que terá como foco a análise do fluxo de veículos, a necessidade de mudança de sentido de vias e a implantação de medidas sustentáveis, visa identificar pontos críticos e propor soluções para reduzir congestionamentos e otimizar o tempo de deslocamento dos cidadãos.
Durante a reunião, os especialistas da empresa apresentaram a metodologia que combinará dados de tráfego, comportamento dos motoristas e do transporte público, além da análise das opções de mobilidade ativa, como ciclovias e faixas exclusivas para pedestres. A proposta é que, com base nos resultados, sejam criadas, a curto, médio e longo prazo, soluções inteligentes e integradas, adequadas às necessidades da cidade. Além disso, o estudo buscará levar em conta o crescimento populacional da região e as tendências futuras de urbanização. A previsão é de que, assim que o estudo seja concluído, as primeiras recomendações sejam apresentadas ao município.
O vice-prefeito giruaense afirmou que esse é um passo importante para a melhoria da qualidade de vida da população, destacando a importância de se antecipar aos desafios do trânsito e pensar em soluções inovadoras. Destacou, também, a importância da participação do Conselho, da comunidade e das partes interessadas no planejamento de ações efetivas, que busquem não apenas otimizar o trânsito, mas garantir acessibilidade para todos os cidadãos.
Mello salientou ainda que o projeto deverá atender à legislação vigente, ao plano diretor do município e estará alinhado às demandas urbanas, priorizando a qualidade de vida dos munícipes. Com essa iniciativa, a cidade pretende não apenas aprimorar o tráfego, mas também criar um ambiente mais inclusivo e acessível para todos os moradores, promovendo uma mobilidade urbana mais eficiente e menos impactante ao meio ambiente. Participaram do encontro a secretária de Administração, Tanise Maciel Weschenfelder, o secretário da SMOISU, Paulo Achemncher, a secretária de Educação e Cultura, Palmiéri Ruschel Wielens, o assessor jurídico, Alisson Prestes, a diretora de Trânsito do município, Madora Conceição, além de membros do conselho e representantes de entidades, associações, transportes, motoristas e taxistas giruaenses.