SECRETARIA DE OBRAS EM INTENSA SEMANA DE TRABALHOS

- Recolhimento de entulhos deu sequência ao Programa Cidade Limpa -

SECRETARIA DE OBRAS EM INTENSA SEMANA DE TRABALHOS

Nesta semana, a Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos (SMOISU) determinou a realização de trabalhos em diversas áreas, concentrando as atividades sobretudo nos Bairros de Giruá. O cronograma é coordenado pelo Secretário Márcio Silva.

Relativamente a iluminação pública, foram substituídos 37 ítens, entre lâmpadas, relés e reatores. Também, foi realizado o diagnóstico técnico do sistema de iluminação do trevo de acesso a Giruá, o qual receberá melhorias nas próximas semanas.

O Programa Cidade Limpa, que reorganizou a coleta dos entulhos em sistema de rodízio junto aos Bairros, foi totalmente cumprido junto ao Bairro Mucha. De agora em diante, depósitos de entulhos na via pública, neste Bairro, serão considerados irregulares e sujeitará os proprietários ao pagamento de multas em dinheiro. A partir do dia 1º de julho, os moradores do Bairro Leimann serão contemplados com a coleta gratuita dos entulhos particulares, e estão orientados a programar o descarte até o dia 30 de junho.

A comunidade, gradativamente, está se acostumando com a programação do calendário dos entulhos. o Governo Municipal pede a colaboração de todos para apenas depositarem os entulhos particulares nas datas programadas. O Prefeito Fabiam Thomas e o Secretário Márcio Silva destacam que é gratuito o serviço de coleta de entulhos de médio e grande porte, e cada Bairro será visitado duas vezes ao ano, permitindo a todos programar suas reformas e descartes. Quem não deseja aguardar os prazos do calendário, pode contratar empresas do ramo, ou providenciar por conta própria a coleta, já que cada morador é responsável pelos entulhos que produz. Para contribuir com a limpeza da Cidade, e auxiliar àqueles que não possuem condições de pagar, foi reorganizado o calendário gratuito, mas que precisa ser fiel as datas programadas.

Por fim, a Secretaria vistoriou a área localizada entre a Coronel Bráulio e Bento Gonçalves, cuja obra de nivelamento e tubulação está em execução. Após a paralisação das chuvas, foi constatado que as 137 cargas de terra depositadas no local serão suficientes para permitir o cumprimento do projeto. Contudo, pondera o Secretário, este é um serviço que somente poderá ser retomado com a velocidade desejada com o solo totalmente seco, condição que não se viabilizou desde os primeiros meses do ano. No período, foram construídas 4 bocas de lobo, e mais 6 serão construídas após a colocação dos tubos de concreto, encaminhando a resolução do escoamento das águas pluvias no local.