Publicada Licitação para construção de Ponte no Bairro Nova

O investimento será de R$ 149.000,00, utilizando recursos próprios do Município

Publicada a Licitação para a construção de Ponte no Bairro Nova

O encaminhamento a uma das reivindicações mais antigas dos moradores do Bairro Nova, e também de todos os que utilizam o acesso Rua Guarani - Trevo da Área Industrial foi garantido em reunião realizada ocorrida no Gabinete do Prefeito, no dia 29 de abril. Trata-se da construção de uma ponte de concreto sobre o Arroio Giruazinho, na Rua Guarani, ao lado do Estádio Municipal da Baixada - Penharol, já que a tubulação existente cedeu em razão das fortes chuvas ocorridas no início do ano, e hoje o trecho está interrompido para o trânsito.

Participaram da reunião o Prefeito Fabiam Thomas, Vice-Prefeito Elton Mentges, e o Secretário de Obras Márcio Silva, o qual apresentou o projeto técnico elaborado pelo Setor de Engenharia do Município, constando os memoriais descritivos, as plantas e as planilhas de custos. O investimento será de R$ 149.000,00, utilizando recursos próprios do Município. A ponte terá 8 metros de vão, e a largura da pista também será de 8 metros. A ponte prevê também espaço destinado a pedestres, com divisórias e sinalização baixas, para permitir o fluxo de pessoas, veículos leves, caminhões, e os modernos maquinários utilizados na agricultura.

Historicamente, a passagem sob o Arroio Giruazinho era feita através de galerias de concreto cobertas por terra, e guarnecidas por estruturas de concreto e pedras nas encostas. Contudo, em muitas oportunidades foram necessários ajustes, reforços, e quando ocorreram fortes precipitações pluviométricas, as galerias cediam e eram levadas pelas águas. Em razão da insegurança gerada pelas soluções provisórias, foi confirmada a decisão em investir recursos para aplicar a solução definitiva, que é a construção de uma ponte, com largura e resistência suficientes para suportar o trânsito que hoje é verificado na região.

A licitação esta autorizada e foi iniciado o rito das publicações legais, para a contratação da empresa responsável em edificar a obra.