AUTORIZADO O INÍCIO DAS OBRAS NA ALÁDIO FERREIRA E NA NOVA PRAÇA DO BAIRRO

AUTORIZADO O INÍCIO DAS OBRAS NA ALÁDIO FERREIRA E NA NOVA PRAÇA DO BAIRRO LEIMANN

O dia 28 de dezembro certamente ficará mercado na história de Giruá. Em ato prestigiado por autoridades e lideranças comunitárias, foi informada a autorização para início das obras de construção de uma Praça nos fundos do Ginásio de Esportes Elias Saffi, e da revitalização da Praça Aládio Ferreira, que é o principal espaço público do município.

Desde o ano de 2013 a Prefeitura Municipal buscava um desfecho favorável da contratação das obras para a reforma completa na Praça Aládio Ferreira. Os recursos foram assegurados junto ao Badesul, mas nada menos do que 5 processos de licitação foram instaurados e acabavam sendo reeditados pela ausência de interesse das empresas. Duas delas, sediadas em outros municípios, chegaram a assinar os contratos mas não cumpriram com as garantias exigidas e os documentos perderam a validade. Felizmente, o processo chegou ao seu final, e a empresa giruaense MH  Construções Ltda atendeu a todos os requisitos do Edital e está autorizada a iniciar os trabalhos.

O projeto técnico prevê a revitalização de 2.821 m², contemplando toda a área de circulação e convivência da Praça, palco central, alameda de homenagens, módulo policial, do artesanato e sanitários, palco central, praça infantil, ampliação das calçadas, novos sistemas de iluminação, piso e mobiliário, dentre outras melhorias. Os investimentos ultrapassam R$ 620,000,00.

Já a nova Praça do Bairro Leimann é uma reivindicação antiga dos moradores e da comunidade em geral. O terreno baldio localizado nos fundos do Ginásio Elias Saffi e defronte a maior Escola do município, o IEE João XXIII, há muitos anos é indicado a receber um investimento de grande porte. Recentemente, foi inaugurado o asfalto em toda a quadra que circunda a área, está em plena execução a construção de uma unidade básica de saúde, mas a expectativa pela confirmação do início das obras da Praça ainda persistia.

Vencidos todos os trâmites burocráticos, foi entregue à empresa MH Construções Ltda, vencedora do processo de licitação, a autorização para o início da obra, que deverá ocorrer imediatamente após a remoção de entulhos depositados irregularmente no local e o nivelamento de parte do terreno, já programados pela Prefeitura. Para custear o investimento, o Município contou com a parceria do Ministério Público Federal, através do Procurador da República Osmar Veronese, que destinou recursos após o encaminhamento de projeto técnico.

A obra está orçada em R$ 388.000,00, e o prazo de execução é de 6 meses. Além da Praça, a revitalização do passeio público de toda a quadra e uma ciclovia também estão previstas.