Notícias
Município de Giruá inicia a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
- Publicado em 07/05/2025 às 20:45
- Imprimir
O Governo Municipal de Giruá deu início, nesta quarta-feira, 07 de maio, à execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma importante iniciativa do Governo Federal voltada ao fortalecimento da agricultura familiar e à promoção da segurança alimentar e nutricional. Com um investimento de R$ 439.503,53, o programa busca incentivar a produção local, gerar emprego e renda no campo, ao mesmo tempo em que garante o acesso a alimentos de qualidade para famílias em situação de vulnerabilidade social.
A execução do programa no município é coordenada pela Secretaria de Promoção Humana e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, tendo como responsáveis o coordenador Juelmir Cleiton Koslowski e Luana Luz dos Santos. As ações iniciais incluíram reuniões com os produtores rurais locais, que atuarão como fornecedores dos alimentos, e com representantes das entidades beneficiadas, que foram previamente cadastradas no programa.
Durante o planejamento das ações, a presidente do CONSEA e representante da EMATER/ASCAR, Helena Sandri Zaltron, e a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Catia Jesse, destacaram a importância da organização e do cumprimento rigoroso do cronograma de entregas. A nutricionista também reforçou orientações sobre os cuidados com a qualidade e higiene dos alimentos, aspectos fundamentais para assegurar a saúde dos beneficiários.
As entregas serão direcionadas a entidades e especialmente, para famílias cadastradas no Cadastro Único, atendidas pelo CRAS, que passam por avaliação e seleção feita pelas assistentes sociais. A previsão é de atender 20 famílias por semana, totalizando 80 famílias por mês, promovendo uma importante rede de apoio e solidariedade dentro do município.
Conforme o prefeito Dari Taborda, com a execução do PAA, Giruá dá mais um passo concreto em direção ao desenvolvimento sustentável e à promoção de políticas públicas que unem o campo e a cidade em uma rede de cooperação e bem-estar social.