Alimentos da agricultura familiar contribuem para a merenda escolar saudável e diversificada em Giruá

Diante da importância do fornecimento de alimentos da agricultura familiar para a promoção da segurança alimentar e nutricional de estudantes da rede pública de Giruá, a Secretaria Municipal de Educação e a Emater/RS-Ascar reuniram-se, nesta quinta-feira (18/05), com agricultores e agroindústrias que fornecem sua produção através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Estiveram em pauta as mudanças no programa e a importância do fornecimento de alimentos seguros e saudáveis para as crianças e adolescentes.

Na oportunidade discutiu-se sobre a adequação do cardápio à proposta da Resolução 06/2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que visa a promoção de alimentação saudável e segura de crianças e adolescentes, com ampliação da oferta de alimentos in natura, restrição da oferta de alimentos industrializados/ultraprocessados, e proibição de açúcar e alimentos ultraprocessados, na alimentação de crianças menores de 3 anos de idade.

No caso dos fornecedores de panificados, orientou-se a produção de alimentos sem açúcar como opção para serem incluídos nas refeições de crianças menores de 3 anos de idade. Além de fomentar a diversificação de alimentos in natura que são oferecidos.

A reunião deve impactar na alimentação de mais de 2548 estudantes, no total, das 16 escolas municipais e quatro estaduais da rede pública de Giruá também foi discutida. De acordo com a Secretária Municipal de Educação de Giruá, no ano de 2022 em torno de 43% das aquisições de alimentos do PNAE foram oriundas da agricultura familiar do município.