Prévia do IBGE informa que população giruaense é de 15.971 habitantes

Na manhã desta terça-feira(24), representantes do Governo Municipal e do Poder Legislativo, reuniram-se com os coordenadores do IBGE, Henrique Possebon Sauer e Isabel Tais Moreira, momento em que atualizaram informações sobre a atual situação do Censo no município de Giruá.

Os números oficiais, porém de forma parcial, revelam que houve um decréscimo de habitantes giruanses, passando de 17.074 no Censo de 2010 para 15.971 tendo como referência, o mês de dezembro de 2022. Segundo relato dos coordenadores do IBGE, restam cerca de 50 famílias que estavam ausentes quando visitadas pelos recenseadores ou negaram respostas. Estes, serão revisitados para completar o levantamento da população. Em alguns casos, agentes de Saúde auxiliarão nas visitas para agilizar o trabalho.

Uma das grandes preocupações do Governo Municipal, é a redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que pode chegar em torno de R$ 5 milhões por ano. Além de Giruá, mais de 860 municípios brasileiros viram suas estatísticas populacionais minguarem de um dia para outro. Por outro lado, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu na última segunda-feira(23), uma liminar reestabelecendo a divisão anterior dos recursos, fator que poderá tranquilizar os gestores públicos municipais.