Giruá como modelo de Educação Fiscal

O Município de Giruá, a convite de Entre-Ijuis, esteve servindo de modelo em experiências com o Convênio do Governo do Estado.

Giruá como modelo de Educação Fiscal

O Município de Giruá, a convite de Entre-Ijuis, esteve servindo de modelo em experiências com o Convênio do Governo do Estado na implantação do Programa Nota Fiscal Gaúcha. Representando o município e relatando experiências, estiveram no Primeiro Encontro de Educação Fiscal, a Secretária Municipal de Gestão Financeira e Suprimentos Noemi Flores, o Agente Fiscal Erimar Ehlert e a Professora Sandra Pimmel, no dia 09 de junho. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e da Secretaria Municipal da Fazenda.

No ato, esteve presente o Auditor da Receita Estadual, Cleto Vanderlei Macht Brutes. Em sua fala, elogiou o trabalho que o Governo Municipal de Giruá vem realizando. “Mesmo sendo recente, demonstra estar muito forte”, afirmou ele.

Através de experiências vivenciadas, o relato dos representantes da Secretaria de Giruá se tornou muito importante, destacando-se a importância da função socioeconômica dos Tributos, que representam um incremento na arrecadação do Município, quando do retorno de ICMS.  Além disso, falou-se do trabalho que está sendo desenvolvidos na área da educação, com foco na construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania.

Dentro deste trabalho educacional, em 2015, na implantação do Programa Municipal de Educação Fiscal, foi realizada gincana que premiou alunos, Escolas e Professores Orientadores, através de Concurso do nome do Mascote e Slogan do Programa.  Neste ano, 2016, foi lançado o Concurso Semeando Educação Fiscal, envolvendo desde a educação Infantil até Ensino Médio das Escolas Municipais, Estaduais e Particular.