Slogan e nome do mascote do Programa de Educação Fiscal de Giruá escolhidos

Super Fiscalito é o nome do mascote do Programa

Slogan e nome do mascote do Programa de Educação Fiscal

de Giruá foram escolhidos

O Governo Municipal de Giruá, através da Secretaria Municipal de Gestão Financeira e Suprimentos e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou um concurso para definir o slogan e nome do mascote do Programa de Educação Fiscal. Sessenta alunos de nove escolas públicas e privadas de Giruá se inscreveram no concurso. Destes, 29 na Modalidade 1 - nome do Mascote - e 31 na Modalidade 2 - Slogan do Programa.

O concurso teve como finalidade incentivar a sociedade sobre a importância do cumprimento de suas obrigações tributárias, acompanhar a aplicação e a gestão dos recursos públicos no âmbito  da Administração Pública Municipal, bem como estimular o exercício contínuo da Cidadania e da Educação Fiscal. O ato de premiação e divulgação dos resultados ocorreu na manhã de quinta-feira(17) no gabinete do Prefeito Municipal Fabiam Thomas. Além dele, estiveram presnetes o Vice-Prefeito Elton Mentges, o Secretário de Gestão Financeira e Suprimentos, Fernando Zimmermann Prestes, a Secretária de Educação e Cultura, Fátima Ehlert , a Secretária de Administração Milena da Rosa e equipes diretivas, professores, e alunos das escolas participantes.

Em seu pronunciamento, o Secretário Fernando resgatou algumas ações de Educação Fiscal desenvolvidas durante o ano. Afirmou que a criação do concurso foi uma maneira de inserir o tema Educação Fiscal no ambiente escolar. A Secretária Fátima alegou que a escolha dos vencedores foi muito difícil, pois todas as sugestões estavam muito bem fundamentadas, o que demonstra a excelência na aprendizagem dos alunos sobre Educação Fiscal.

Na categoria "Nome do Mascote, a ganhadora foi a aluna Isadora Aparecida Seffrin, com a indicação do nome "Super Fiscalito". De acordo com ela, o mascote é uma moeda que fiscaliza, e deve estar sempre pronto para ajudar a entender a importância dos impostos. A aluna que estuda na 7ª série da Escola Estadual Alfredo Saffi foi premiada com uma bicicleta. A professora Graziele Dutra, que orientou o projeto, ganhou uma Câmera Fotográfica Digital e a Diretora Ireana Maria Richter, recebeu uma Câmera Fotográfica para a escola.

Na categoria "Slogan do Programa"  o aluno Victor Raphael Dolwitz Samersla foi premiado com um Tablet, devido a indicação do slogan: "Se todo mundo colaborar, a cidade só tem a ganhar". Ele estuda na 5ª série da Escola Municipal Nicolau Leite e afirmou que criou esse slogan para as pessaos lembrarem de ajudar Giruá a ganhar mais dinheiro. A professora orientadora do projeto, Helena Maria Pertile Izeppi foi premiada com uma Câmera Digital, e a escola representada no ato pela Diretora Dalva Maria Leite de Moura, também  ganhou uma Câmera.

O Prefeito Fabiam Thomas encerrou o ato afirmando que o concurso faz parte das estratégias criadas pelo Govenro Municipal para conter a crise que assola os municípios gaúchos. "As escolas tem um papel importante na sociedade, porque são espaços multidisciplinares e de atuação comunitária", destacou o Prefeito. Na oportunidade, ele anunciou a criação de mais um programa, que prevê incentivar  os giruaenses que possuem carros emplacados em outras cidades a realizarem a transferência para o município. Segundo ele, metade do valor do IPVA fica no município o qual pertence a placa. A intenção do Governo Municipal é auxiliar financeiramente as pessoas que fizerem a transferência da placa do veículo para Giruá.