Árvores comprometidas que apresentam risco iminente estão em fase de substituição

Após longo processo burocrático tratado com máxima atenção pelos órgãos ligados ao Meio Ambiente de Giruá, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente com auxílio de equipe especializada da RGE, está realizando podas e substituições de árvores desgastadas pela ação do tempo nos arredores do ginásio de esportes Elias Saffi, visto que muitas das árvores apresentam possível iminência de queda, como já ocorrido no local. A ação objetiva prezar pela segurança dos transeuntes, moradores, esportistas e especialmente crianças que circulam nas imediações e participam de atividades recreativas no ginásio e praça, ou que buscam atendimento na Unidade Básica de Saúde.

A motivação da intervenção das autoridades competentes foi inicialmente requerida por moradores da Rua Aymoré (em forma de abaixo-assinado), que tiveram prejuízos causados em suas residências e veículos, por quedas de galhos de grande porte. Além dos setores do Meio Ambiente da Prefeitura, autoridades estaduais ligados ao batalhão Patrulha Ambiental (Patram), emitiram parecer favorável a substituição da arborização, com base em laudos técnicos devidamente acompanhados pelo Ministério Público.

O Governo Municipal reitera que atua constantemente com campanhas de plantio de novas árvores no perímetro urbano e as vegetações que oferecem risco a sociedade, são substituídas atendendo todos os rigores das leis de proteção ao meio ambiente. Em recente manifestação em redes sociais, populares levantaram questões de legitimidade sobre a ação realizada, a qual salientamos foi inteiramente embasada dentro dos trâmites legais. Novas ações de arborização urbana deverão ser apresentadas em breve, especialmente na Semana do Meio Ambiente. A Prefeitura deverá aderir também, ao programa “Arborização Mais Segura”, uma proposta apresentada pela RGE aos gestores municipais e que deve contribuir ainda mais no espaço verde urbano.