ALERTA E ORIENTAÇÃO SOBRE PODAS

15/05/2018

Departamento de Meio Ambiente alerta a população para a poda drástica de árvores no passeio público

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente alerta a população quanto a poda drástica e irregular de árvores no passeio público que estão acontecendo na cidade. A ação preocupa a administração municipal, uma vez que a arborização urbana deve ser preservada e respeitada por todos.

A poda drástica consiste no rebaixamento radical da copa das árvores, sem qualquer critério técnico, sendo que, em alguns casos nem os troncos são poupados. Este tipo de manejo sem cuidado ou orientação causa graves prejuízos, especialmente em espécies mais sensíveis, provocando a morte da árvore em poucos dias após a poda. Além desta drástica conseqüência, algumas espécies podem vir a sofrer com o aparecimento de fungos e bactérias. Em algumas situações, é visível o apodrecimento de partes do tronco devido a infiltração de água da chuva pelos cortes, onde a árvore fica debilitada e após a brotação de novos galhos estes tendem a quebrar na base, podendo causar acidentes. Outra consequência é o prejuízo em calçadas e muros, devido a agressão sofrida, a árvore expande suas raízes em busca da sobrevivência.

A poda drástica de árvores é crime previsto pela Lei de Crimes Ambientais Nº 9.605/98 e pela Lei Municipal Nº 2313/2001. A supressão, transplante, corte ou poda de árvores, fica sujeita a autorização prévia do Departamento de Meio Ambiente. O responsável pelas ações irregulares fica sujeito as penalidades previstas na lei, à aplicação de pena de multa que pode variar de R$ 170,85 à R$ 1.708,45 por árvore, e na obrigatoriedade de reparar o dano através do plantio de novas árvores.

COMO PROCEDER

Fazer uma solicitação na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente na Rua Independência, nº 101, em frente a Prefeitura Municipal, telefone (55) 3361-2933, que passará orientações e avaliará a real necessidade do corte ou poda da vegetação.

BENEFÍCIOS DAS ÁRVORES

Quando a população participa da manutenção e cuidados com as árvores da cidade, contribuí para melhorar a qualidade de vida de todos. As árvores ajudam a reduzir o impacto das altas temperaturas, absorvem parte dos raios solares, oferecem sombreamento, diminuem a poluição atmosférica reduzindo os seus efeitos sobre a população. Além disso, as árvores mantêm a biodiversidade, pois servem de refúgio e alimento para a fauna. Por esse motivo, o cuidado no plantio e em sua manutenção é de extrema importância.

RESÍDUOS DE PODAS

A Secretaria solicita que a população respeite o calendário de recolhimento de entulhos de cada bairro. Fora deste período, o recolhimento de galhos e resíduos de poda deve ser solicitado a empresas habilitadas. Lembrando que é proibido o descarte de resíduos de poda em áreas públicas, terrenos baldios e em Áreas de Preservação Permanente.