Notícias
Famílias rurais conquistam recursos para construção de casa própria e Governo Municipal garante terraplanagem para contemplados
- Publicado em 01/10/2025 às 21:49
- Imprimir
Em um gesto de compromisso com a qualidade de vida no meio rural e incentivo à permanência das famílias no campo, O Governo Municipal de Giruá participou, com entusiasmo, do ato de assinatura dos contratos do Programa Minha Casa, Minha Vida Rural, realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). O evento simbolizou o início de uma nova etapa para quatro famílias agricultoras das comunidades de Barra das Tunas, São Paulo das Tunas, Bela Vista e Boca da Picada.
Além de prestigiar a solenidade, o Governo Municipal parabenizou o presidente do STR, Luiz Fernando Copetti Desbesell, pela iniciativa viabilizada por meio do empenho da entidade sindical e reafirmou seu apoio integral ao projeto, somando esforços às instituições envolvidas e garantindo a execução da terraplanagem dos terrenos onde as casas serão construídas. A ação representa uma importante contribuição do município para viabilizar, com agilidade e qualidade, o início das obras.
Durante o ato, o vice-prefeito Luiz Cesar Mello destacou a importância da união de esforços entre município, entidades sindicais e cooperativas. “A moradia digna é uma base fundamental para o desenvolvimento rural sustentável. Ao garantir a terraplanagem, o município reafirma seu compromisso com o bem-estar dos nossos agricultores e o fortalecimento das comunidades do interior”, ressaltou.
Com projetos de 57 metros quadrados, as residências beneficiarão as famílias de Francis Ham, Eduíno Lamel, Gustavo Schul e Nicoly Roque, oferecendo moradias seguras e adequadas, em consonância com os princípios de dignidade e valorização da agricultura familiar. Cada unidade será construída com recursos de R$ 70 mil disponibilizados pelo Governo Federal, destinados à compra de materiais, sendo a mão de obra provida pelas próprias famílias.
O evento contou ainda com a presença de lideranças locais, representantes da Caixa Econômica Federal, da COOHAF (Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares), equipe técnica do STR, familiares e convidados, em um clima de emoção e celebração.
A iniciativa reforça a atuação integrada entre os entes públicos e organizações sociais para transformar realidades. Para a Administração Municipal, ações como esta vão além da construção de moradias — são investimentos no futuro de Giruá, que valorizam o trabalho no campo, promovem justiça social e constroem um município mais humano e inclusivo.