Prefeito Ruben assinou aditivo contratual com a nova Corsan

O prefeito Ruben Weimer acompanhado da secretária de Administração Tanise Maciel Weschenfelder, assinou na última terça-feira, 10 de outubro, o aditivo contratual com a Corsan, por meio da controladora Aegea, que adéqua a prestação de serviços de saneamento básico na cidade às exigências do Marco Legal do Saneamento Básico.

Com a formalização do contrato de concessão, o prefeito Ruben Weimer garante ao município o aporte de investimentos necessários para o cumprimento da universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário até 2033, obrigação municipal definida por lei. O contrato inclui, além da extensão do prazo da prestação de serviços da Corsan até 2062, metas quantitativas de não intermitência do abastecimento, de redução de perdas e de melhoria dos processos de tratamento.

Giruá tem o desafio de sair de zero para 90% em cobertura de serviços de esgotamento sanitário, cumprindo o que determina a legislação do setor. Para atender a essa demanda, a Corsan investirá na construção de uma estação municipal de tratamento de esgoto com sistema de separador absoluto. Conforme o prefeito Ruben, os encontros que antecederam ao ato de ontem, foram fundamentais para dirimir as dúvidas e garantir que essa ação marcasse uma conquista para o saneamento do município de Giruá, visando melhorar a vida da população giruaense e das gerações futuras.

Segundo o diretor de Relações Institucionais da Aegea no RS, Fabiano Dallazen, “o investimento previsto no município, estimado em R$ 71 milhões até 2033, integra o programa de universalização de serviços da Corsan, que, sob administração do Consórcio Aegea, deve aportar R$ 15 bilhões para qualificação da infraestrutura de abastecimento de água e expansão do sistema de esgotamento sanitário em 317 municípios gaúchos na próxima década".