Administração estuda viabilidade para instituir Programa Municipal de Microcrédito

Medida deve fortalecer economia local de pequenas e médias empresas

No intuito de proporcionar aos microempresários, microempreendedores individuais e profissionais autônomos de Giruá a oportunidade de acesso a empréstimos na modalidade microcrédito, o Governo Municipal de Giruá, estuda a viabilidade de instituir através de Projeto de Lei, um programa de microcrédito, que visa fortalecer o capital de giro das empresas locais, que em virtude da pandemia sofrem com o recesso econômico.

Trata-se de empréstimo de cunho socioeconômico, direcionado a empreendedores que geralmente tem acesso restrito, ou sofrem com os juros altos. É considerado microcrédito, para efeitos da Lei, empréstimos de pequeno valor e de caráter social, inclusivo e orientado, com burocracia reduzida e juros inferiores aos praticados no mercado financeiro, visando o fomento à economia local, a ampliação e democratização do acesso ao crédito e como medida econômica destinada a mitigar efeitos negativos decorrentes da pandemia do Covid-19.

Conforme destaca a secretária Angelita Scherer, a qual na última quinta feira(18), apresentou a proposta ao prefeito Ruben Weimer, o microcrédito é uma ferramenta valiosa de desenvolvimento econômico e social, que se torna ainda mais útil no atual momento de forte retração econômica, decorrente da pandemia, que coloca em risco a solvência de uma massa de pequenos empreendedores e autônomos. “Proporciona ao pequeno empreendedor a captação de recursos, a juros baixos, que lhes permite cumprir obrigações, ter capital de giro, ou até mesmo realizar investimentos que alavanquem seu negócio”, afirma a responsável pela pasta. “As micro e pequenas empresas, tem papel fundamental na economia giruaense. A Covid trouxe novas dificuldades e entendemos que podemos buscar alternativas e soluções para auxiliá-los”, complementa a gestora financeira.

Através dessa concessão de crédito, como já explanado, ocorrerá a injeção de capital na economia giruaense, que tende a gerar vendas de produtos e serviços também por empresas locais, fator ainda mais importante no atual momento. “A Administração Municipal irá prover toda estrutura e recursos necessários para que este projeto tenha êxito, e transforme positivamente a realidade de pequenos e médios empreendedores e de nossa economia geral”, enaltece o prefeito Ruben Weimer. Se viabilizado, esse será um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento Econômico em parceria com a Secretaria de Finanças. Além do prefeito e secretária, estiveram presentes na apresentação do projeto, o vice-prefeito Dari Paulo Prestes Taborda e o secretário de Planejamento Econômico, Antonio Carlos Dalla Costa.