R$ 190 mil em projetos foram liberados durante o 22° Seminário de Educação

R$ 190 mil em projetos foram liberados durante o 22° Seminário de Educação

Como já ocorreu em outros anos, o Seminário de Educação de 2015 contemplou a destinação de recursos importantes para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Nas três noites em que se realizou o evento, perante a comunidade escolar, documentos oficiais de liberação de recursos, autorização para licitações e ordens de serviço foram assinadas pelo Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, e entregues a Secretária Fátima Ehlert, na presença das autoridades presentes e das respectivas direções dos educandários beneficiados. No total, R$ 190.000,00 foram liberados, e os processos já estão tramitando em ritmo acelerado junto ao Executivo Municipal.

Cidadania Plena

Desenvolvido desde 2011, e responsável até o momento pela alfabetização de 100 giruaenses que não receberam esta oportunidade na idade certa, o Programa Cidadania Plena deverá se tornar uma política pública permanente em Giruá, através do Projeto de Lei nº 082/2015, que “Institui como Política Pública o Programa Municipal de Erradicação do Analfabetismo - Cidadania Plena." Através dele, o Executivo assume formalmente o compromisso de zerar o analfabetismo no município. A entrega do projeto foi diretamente ao vereador Ernani Zagonel, o qual representou o Poder Legislativo no 22º Seminário de Educação, e o mesmo poderá ser votado no inicio do mês de agosto.

Ainda com relação ao Programa Cidadania Plena, como forma de reconhecimento pelos resultados alcançados no ano de 2014, foi concedida uma "bolsa-incentivo", no valor R$ 1.000,00 (um mil reais), a cada uma das alfabetizadoras envolvidas no projeto.

Novo Ginásio de Esportes

Outro anúncio importante foi o da liberação de R$ 60.000,00 para a Escola Municipal São Pedro, especificamente para a evolução do projeto de construção da cobertura da quadra (em curso) para um completo ginásio de esportes. As ações preveem o fechamento lateral completo, a reforma do piso da quadra de esportes, e a construção de instalações hidrossanitarias. O processo de licitação já esta aberto e a previsão é concluir as obras até o final deste ano.

Com esta ação, já seriam quatro os ginásios de esportes construídos pela atual administração.

Programa Escola Premiada – Ação Compartilhada

Outro programa inédito foi lançado durante o Seminário, quando o Governo Municipal no objetivo de proporcionar às escolas da Rede Municipal de Ensino pensar seus espaços e seus projetos embasando-os na realidade de cada comunidade escolar, anunciou o programa Escola Premiada – Ação Compartilhada, que oportunizará a inscrição de projetos de desenvolvimento da educação, prevendo o investimento total de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), distribuídos da seguinte forma: para as escolas de ensino fundamental valores de R$ 8.000,00 (oito mil reais), R$ 6.000,00 (seis mil reais) R$ 3.000,00 (três mil reais), R$ 2.000,00 (dois mil reais) e R$ 1.000,00 (hum mil reais), respectivamente, e para as escolas de educação infantil estão previstos os valores de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), R$ 3.000,00 (três mil reais) e R$ 2.000,00 (dois mil reais). O primeiro edital do programa Escola Premiada – Ação Compartilhada, contemplará 5 (cinco) escolas de ensino fundamental e 3 (três) escolas de educação infantil, cabendo a premiação, e o reconhecimento, aos projetos que preencherem requisitos de relevância para a finalidade buscada. Este certame de boas práticas de planejamento prevê o repasse de recursos ainda no ano de 2015.

Lousas Digitais

Com a assinatura da ordem de compra de mais três unidades de Lousas Digitais, o Governo Municipal está contemplando e garantindo a totalidade destes utensílios em todas as escolas da Rede Municipal, considerando a etapa anteriormente realizada no Gabinete do Prefeito Municipal, onde equipamentos idênticos já haviam sido entregues as respectivas direções de Escolas.

Praça Infantil

Ainda durante a realização do Seminário de Educação, foi assinada a autorização para a aquisição de uma nova Praça Infantil para a Escola de Educação Infantil Pingo de Gente, no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais)

Camas empilháveis e laváveis

Outra importante ação do Governo Municipal, foi a destinação de recursos na ordem de R$25.000,00 (vinte e cinco mil reais) para a aquisição de camas empilháveis e laváveis, que isolam a umidade do chão, para o descanso das crianças matriculadas. Higiênicas, confortáveis e duráveis, serão distribuídas as todas as Escolas de Educação Infantil da rede municipal, atendendo 100% dos alunos.

Ginásio da Escola Nicolau Leite

O derradeiro anúncio ocorreu na noite de quinta-feira, já no encerramento do Seminário. Entregue pelo Prefeito Fabiam Thomas, Vice-Prefeito Elton Mentges e Secretária Fátima Ehlert às mãos da Diretoria Dalva Moura, a autorização para abertura do processo licitatório que prevê a cobertura, iluminação, e substituição do piso da quadra de esportes da Escola. Com esta ação, um Ginásio de Esportes estará sendo disponibilizado ao educandário; o quinto Ginásio de Esportes garantido pela atual administração.