22º Seminário de Educação reúne educadores e universidades em Giruá

. Foram 3 dias e 9 turnos de trabalho, discussão e proposições em prol do desenvolvimento da educação


22º Seminário de Educação reúne educadores e universidades em Giruá

A 22ª Edição do Seminário de Educação, que teve como tema: "Constituir-se professor: um desafio constante”, e que reuniu em Giruá cerca de 500 inscritos para os três dias de evento, buscou oportunizar a reflexão sobre os conhecimentos adquiridos pelo professor, sejam aqueles provenientes do exercício profissional, sejam os de sua formação inicial ou continuada, e pela avaliação colhida dos presentes, cumpriu fielmente com tais objetivos. Toda esta reflexão aconteceu através de apresentação de trabalhos, palestras, minicursos, e da mesa de debates com as Universidades da região, em uma ampla abordagem sobre temas que dialogam com as diferentes modalidades de ensino e áreas do conhecimento, reafirmando a escola como um espaço que garante a inclusão, a aprendizagem, a formação cidadã e a igualdade de oportunidades. O Seminário iniciou na noite de terça-feira, 21 de julho, e encerrou no dia 23. Foram 3 dias e 9 turnos de trabalho, discussão e proposições em prol do desenvolvimento da educação.

A mesa oficial, por ocasião da abertura do evento, contou com a presença do Prefeito Municipal,  Fabiam Thomas, Deputado Federal Pompeo de Matos, Deputado Estadual Eduardo Loureiro, Vereador Ernani Zagonel, representando o Legislativo Municipal, Vice–Prefeito Elton Mentges, Secretária de Educação e Cultura, Fátima Ehlert, Professora Tânia Santiago, Coordenadora da 14ª Coordenadoria Regional de Educação, Professora Roseli Fuhr Schafer, Coordenadora da 17ª Coordenadoria de Educação, Sonia Obermeier, Secretária de Educação de Santo Ângelo, representando a Associação dos Secretários de Educação da AMM, Diretora Sílvia Maria Copetti Calegaro, Presidente do Conselho Municipal de Educação, Professora Luciana de Lima Fabbrin, Presidente da Associação dos Professores Municipais, além do palestrante da noite, Professor Júlio Cesar Walz. O ato foi prestigiado por demais autoridades convidadas, secretários da municipalidade, imprensa, e pela comunidade em geral.

A Secretária Municipal de Educação, Professora Fátima Ehlert ao saudar e acolher os participantes na noite de abertura, destacou que cada Seminário é um momento importante de formação, em que o professor tem a oportunidade de estar em contato com grandes pesquisadores da educação, que não trazem saberes ou receitas prontas, mas que possibilitam o questionamento reconstrutivo da prática pedagógica, tão necessária para a formação de esta nova relação escolar baseada no aprender a aprender, em que professor e aluno são sujeitos da construção e reconstrução do conhecimento. Fátima destacou ainda, logo após a sucessão de atos de anúncios e liberação de recursos,  que “todas as ações anunciadas dialogam com o compromisso que vai além do discurso de uma educação para todos".   

O Prefeito Fabiam Thomas, antes de declarar oficialmente aberto o 22° Seminário de Educação, saudou e deu as boas vindas as autoridades e participantes, destacando “que a assim como os demais realizados pela equipe de gestão do Governo Municipal, este Seminário não se propôs a ser regional, estadual, nacional ou internacional, embora a tradicional participação de painelistas consagrados, embora a preparação de excelente nível a cargo da Secretaria Municipal de Educação, embora as centenas de participantes de dezenas de municípios da região, os nossos seminários são na sua essência educacionistas, e se encerra nesta finalidade maior: contribuir significativamente com a educação. Há muito que evoluir em educação neste nosso país de apenas cinco séculos, no nosso Estado, na nossa região missioneira, mas é inegável a contribuição que Giruá está dando a este processo, através da união de toda a comunidade escolar. De Escolas, pais, alunos, sociedade e governo, em prol da educação.

Fabiam ainda destacou os importantes avanços já conquistados na educação do município, como a construção de novas escolas, a reforma e a adequação de todos os prédios das escolas da rede municipal, a construção de 4 ginásios de esportes, os avanços no plano de carreira, a construção do Plano Municipal de Educação entre tantas outras importantes ações, com destaque para a valorização dos professores, das estruturas escolares e dos alunos. "Nossos erros e limitações nos mostram a necessidade de perseverar sem perder a fé e alguns de nossos acertos sim, nos provam que evoluir em educação, buscar uma educação de qualidade, é possível mesmo neste grave cenário de crise financeira dos municípios”.

Palestrantes renomados como Flávia Werle, Vitor Paro, dentre outros, abrilhantaram o evento, que encerrou com o debate entre os reitores, diretores e representantes das universidades com presença nas regiões das Missões e Grande Santa Rosa, acerca do tema: A Universidade na perspectiva do desenvolvimento local e regional.