Notícias
Educação como Agente de Transformação: 32º Seminário de Educação de Giruá trouxe programação inspiradora aos profissionais de Educação
- Publicado em 22/07/2025 às 20:54
- Imprimir
Na manhã da segunda-feira, 21 de julho, iniciou o 32º Seminário de Educação de Giruá, reunindo profissionais da educação nas dependências da Igreja Matriz Católica para um momento de acolhimento, reflexão e inspiração. Com o tema “Saberes que nos conectam ao passado e potencializam o futuro”, o evento propôs uma imersão em ideias que resgatam a memória e projetam avanços para o ensino no município.
A cerimônia de abertura foi marcada pela mensagem de acolhida das autoridades. Em seu pronunciamento o prefeito Dari Paulo Prestes Taborda, destacou a importância do investimento contínuo em educação para o desenvolvimento da comunidade, e a secretária de Educação e Cultura, Palmiéri Ruschel Wielens, reforçou o compromisso da gestão com o fortalecimento do conhecimento e a valorização dos profissionais da área. A presença do vice-prefeito Luiz Cesar Mello, da equipe pedagógica da Secretaria e demais profissionais da educação que lotaram o espaço cedido para a realização do seminário, evidenciaram o engajamento coletivo para o evento.
O Seminário trouxe em sua programação momentos marcantes de reflexão, aprendizado e celebração, proporcionando uma verdadeira jornada de crescimento coletivo, unindo história, conhecimento e inovação. Entre os destaques do dia, as educadoras Lucinae Sippert Lanzanova, Nadir Lurdes Damiani, Queila Almeida Vasconcelos e Marianita Kutter Ortaça enriqueceram o seminário com palestras profundas sobre o papel transformador da educação. Suas falas reforçaram a importância da formação humana e do compromisso com uma escola que inspire, acolha e prepare para os desafios contemporâneos. Um momento de partilha e troca que reafirma o poder do conhecimento na construção de um futuro melhor.
Além das palestras, o evento também foi espaço de valorização cultural e comunitária, com apresentações de talentos locais que encantaram o público presente. A cultura e a arte local se fizeram presentes, reafirmando seu papel essencial na formação integral do ser humano. Um dos momentos mais simbólicos da programação foi a entrega da Moção de Aplausos aos Embaixadores dos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis. A honraria, proposta pelos vereadores Denise Weber, Carolina de Oliveira Konzen Thomas, Luiz Fernando Copetti Desbesell e Sadi Antonio Machado Ramborger, reconheceu o trabalho, a dedicação e a representatividade de Marianita Ortaça, Pajé Floriano e Irmão Celso João Schneider na preservação e divulgação da história e cultura missioneira.
Ao celebrar os quatro séculos das Missões Jesuíticas, o Seminário não apenas resgatou um dos capítulos mais significativos da nossa história regional, mas também reforçou o elo entre educação, identidade e memória. A herança das Missões, com sua profunda contribuição cultural, religiosa e educacional, ecoou como um chamado à valorização de nossas raízes e à construção de um futuro mais consciente e conectado à sabedoria ancestral.
O 32º Seminário de Educação de Giruá consagrou-se como um espaço de inspiração, conexão e valorização dos profissionais da educação e de todos que acreditam no poder transformador do saber. A programação culminou com a apresentação do indescritível Show Musical Anchieta, no CTG Querência Crioula, e a presença maciça da comunidade giruaense que se emocionou com a apresentação de uma produção que reúne 84 talentosos participantes, incluindo coralistas, dançarinas, instrumentistas e figurinistas que proporcionaram a todos uma noite repleta de arte, fé e cultura.