22º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE GIRUÁ É APRESENTADO A COMUNIDADE

O Seminário acontecerá de 21 a 23 de julho de 2015, no Clube Aliança


22º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE GIRUÁ É APRESENTADO A COMUNIDADE

Na manhã da segunda-feira, dia 06 de julho, no Gabinete do Prefeito Municipal, foi realizado o lançamento do 22º Seminário de Educação, que trabalha o tema "constituir-se professor: um desafio constante". O Seminário acontecerá de 21 a 23 de julho de 2015, no Clube Aliança, e vem sendo preparado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC para receber os mais de 500 participantes do município, região e Estado. O tema desta edição buscará refletir sobre os conhecimentos adquiridos pelo professor, sejam aqueles provenientes do exercício profissional, sejam os de sua formação inicial ou continuada. Além disso, abordará os novos enfoques da atualidade, a fim de subsidiar a complexidade da prática pedagógica, os saberes relacionados ao exercício da profissão e refletir sobre o seu papel neste contexto.

Com intensa programação já definida, o seminário traz em sua constituição apresentação oral de trabalhos, palestras, minicursos e mesa de debates, garantindo uma diversidade de atividades e opções aos participantes.

Segundo a Secretária de Educação, Professora Fátima Ehlert, "cada Seminário é um momento importante de formação em que o professor tem a oportunidade de estar em contato com grandes pesquisadores da educação, que não trazem saberes ou receitas prontas, mas possibilitam o questionamento reconstrutivo da prática pedagógica, tão necessária para a formação desta nova relação escolar baseada no aprender a aprender, em que professor e aluno são sujeitos na construção e reconstrução do conhecimento."

Para o prefeito Fabiam Thomas, este é um dos eventos educacionais mais expressivos na área da educação, não só para Giruá, mas para a região, pois possibilita um debate de altíssimo nível, tanto pelos renomados palestrantes, quanto pelos qualificados profissionais que fazem a diferença na área educacional, primando sempre pela qualidade.

São presenças confirmadas para as palestras desta 22ª edição do evento:

- no dia 21 de julho, às 13h, a palestra ‘’O Processo de Constituir-se Professor’’ será ministrada pela Prof. Dra. Silvana Maria Gritti - UNIPAMPA -Jaguarão - RS, graduada em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim e mestrado em Desenvolvimento Social pela Universidade Católica de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ciências Humanas. É doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; já às 15h, acontecerá a palestra "Educar para a sustentabilidade, com o Prof. Dr. Jefferson Marçal da Rocha, UNIPAMPA – São Gabriel – RS, que possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Educacional de Alegrete, mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná e Pós-doutorado em Gestão Ambiental pela UNEX - Universidade de Extremadura- ESPANHA. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), do Mestrado profissional em Educação (PPGEdu) da Unipampa, professor colaborador do PPGA da Universidade de Caxias do Sul e avaliador institucional do INEP. Tem experiência na área de Economia e Desenvolvimento, com ênfase em Economia dos recursos naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, agricultura sustentável, educação ambiental, gestão ambiental e turismo. 

- ainda no dia 21, a partir das 19hs, logo após a abertura oficial, a palestra - ‘’Dinâmica das Relações Humanas e Implicações ao Ser Professor’’ será realizada pelo Prof. PhD. Julio Cesar Walz - UFRGS - Porto Alegre-RS. O professor Julio possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mestrado em Psicologia Social e Institucional, doutorado em Medicina: Ciências Médicas e Pós-Doutorado em Ciências Médicas, todas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor no curso de Psicologia e do Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano do UNILASALLE-CANOAS e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina (INCT-M) junto ao Laboratório de Psiquiatria Molecular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; é autor dos livros: Aprendendo a lidar com os medos, A arte de cuidar das crianças e O Sentimento de Culpa.

- no dia 22, com início às 18h30min, a palestra versará sobre ‘’Indicadores de Qualidade na Educação Básica: é possível fazê-los falar?’’, e estará a cargo da Profª. Dra. Flávia Werle - UNISINOS - São Leopoldo – RS. A professora Flávia possui graduação em Pedagogia pela UFRGS, mestrado em Administração de Sistemas Educacionais e doutorado em Educação, ambas pela PUC-RS e pós-doutorado pela Universidade do Minho, Portugal. Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Mestrado Profissional em Gestão Educacional. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, história das instituições escolares, política e avaliação educacional, administração e gestão educacional.

 - e na quinta-feira, dia 23, às 8h, a palestra será sobre “A Singularidade do Trabalho Docente” - Prof. Dr. Vitor Henrique Paro - USP - São Paulo – SP, que possui mestrado em Educação pela USP, doutorado em Educação pela PUC-SP e livre-docência em Educação pela USP. Atualmente é professor titular (Colaborador Sênior) da Faculdade de Educação da USP, onde exerce a pesquisa, a docência e a orientação de discípulos em nível de pós-graduação. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar (Gepae). Atua na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais e Administração de Unidades Educativas. É autor, entre outros, dos seguintes livros: Administração escolar: introdução crítica, Gestão democrática da escola pública, Por dentro da escola pública, Reprovação escolar: renúncia à educação, Educação como exercício do poder, Crítica da estrutura da escola e Diretor escolar: educador ou gerente, Escola de tempo integral: desafio para o ensino público.

- finalizando o Seminário, na noite de quinta-feira, a partir das 18h30min, um importante debate envolvendo as Universidades da região: A universidade na perspectiva do desenvolvimento local e regional", a cargo dos Diretores e Reitores dos educandários regionais. Estão confirmadas as presenças da URI, FEMA, IESA, SETREM, UFFS, IFFarroupilha, e UNIJUÍ.