Giruá “Vive a Leitura” – Feira do Livro 2023

Com o anseio de vivenciar o mundo da imaginação, ressaltando a importância da leitura, o Governo Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, realiza de 4 a 7 de outubro, a Feira do Livro 2023 com o tema: “Giruá vive a leitura – vamos ativar o leitor que existe em nós”.

Inicialmente programada para acontecer na praça central, em razão da instabilidade do tempo, o evento acontece no Clube Aliança, promovendo importantes momentos de vivências, contatos e interação entre leitores, escritores e obras literárias. O evento ainda proporciona espaço para o teatro, narrativas de histórias, shows de mágicas, brincadeiras e muita alegria com temáticas e fomento à leitura. Livreiros participam do evento com incríveis obras de renomados escritores, oportunizando pessoas de todas as idades a aprimorar seus conhecimentos literários.

Além de instituir oficialmente a feira no calendário municipal de eventos, através da Lei Nª 7373/2023, o Executivo Municipal investiu R$ 110 mil em aquisição de livros contemplando as 16 escolas da rede municipal de ensino, facultando o acesso aos alunos da Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e alunos do EJA – Educação Jovens e Adultos.

O evento oficialmente aberto na manhã desta quarta-feira(4), contou com o pronunciamento do prefeito Ruben Weimer e da mensagem de boas-vindas da secretária de Educação e Cultura, Palmiéri Ruschel Wielens. A poetiza Cecília Maicá apresentou o monólogo “Carta ao poeta do amanhã”, de sua autoria. Finalizando as apresentações artísticas, o grupo de teatro do Centro Cultural Adelina Dias, apresentou a peça “A palavra mágica” de Carlos Drummond de Andrade e as atividades da manhã encerraram com a hora do conto com participação do professor Jeferson Machado, da cidade de Santa Rosa.