Governo repassa recursos para auxílio ao transporte técnico e universitário

Governo repassa recursos para auxílio ao transporte técnico e universitário

Em ato que aconteceu junto ao gabinete do Prefeito Ângelo Fabiam Duarte Thomas, na manhã da terça-feira, 23, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, fez o repasse de valores referente ao auxílio transporte para os estudantes giruaenses da ASSEGIR referente ao primeiro semestre de 2015.

Em 2010, o Governo Municipal decidiu retomar a rotina de ajuda financeira aos estudantes que estudam em outras localidades. Para pouco mais de 100 alunos, o repasse naquele ano foi de R$ 20.000,00. Atualmente, os valores são quase dez vezes maiores.

Na solenidade oficial de assinatura do convênio, autorizado por lei municipal, foram garantidos R$ 79.000,00 (setenta e nove mil reais) para auxílio aos estudantes giruaense, referentes ao primeiro semestre de 2015. De imediato, foram pagos R$ 39.500,00 (trinta e nove mil e quinhentos reais), devendo o restante ser quitados em menos de 60 dias.

Em nome dos estudantes, o presidente da Associação dos Estudantes Giruaenses, Maurício Lopes, disse ser este um momento aguardado com muito entusiasmo e muita ansiedade pela classe, devido a importância que este auxílio tem para as famílias no pagamento do transporte daqueles que se deslocam para outros municípios em busca de conhecimento. Maurício ainda fez questão de frisar que devido a burocracia que é necessário para a liberação dos recursos, as coisas não acontecem com a rapidez que as pessoas gostariam que acontecesse, mas isso é necessário uma vez que trata-se de recurso público, o qual tem que ser gerido com responsabilidade e compromisso. O presidente da ASSEGIR destacou ainda que enquanto muitos municípios estão vivendo tempos difíceis, deixando de pagar compromissos e bloqueando repasses, Giruá mantém seu ritmo normal e continua repassando este auxílio aos estudantes.

A Secretária de Educação, Fátima Ehlert, em seu pronunciamento, destacou a importância deste repasse como política pública municipal, que garante acesso aos Cursos Técnicos, as Universidades e demais Instituições de Ensinos da Região. Fátima apresentou ainda algumas informações demonstrativas da evolução do convênio desde o ano de 2010. “Naquele ano tínhamos 123 alunos inscritos, que receberam auxílio no valor de R$20.000,00(vinte mil reais). Em 2011, passamos a atender 313 alunos, e repassamos R$101.900,00(cento e um mil e novecentos reais). Em 2012, 367 alunos foram atendidos com o repasse de R$101.650,40 (cento e um mil, seiscentos e cinqüenta reais e quarenta centavos). Em 2013, por sua vez, o repasse chegou a R$139.400,00(cento e trinta e nove mil e quatrocentos reais), para beneficiar 367 alunos. Em 2014, o repasse chegou ao valor de R$ 153.400,00(cento e cinqüenta e três mil e quatrocentos reais), atendendo 404 alunos no primeiro semestre e 363 alunos no segundo semestre. Em 2015 estamos atendendo neste primeiro semestre a 395 alunos com um repasse já garantido de R$79.000,00(setenta e nove mil reais). A Secretária ainda fez uma referencia aos municípios da região destacando que Giruá possivelmente seja o único município a repassar valores consideráveis para o transporte de nível técnico e superior.

O Prefeito Fabiam Thomas disse está satisfeito em poder dar continuidade a este programa, que vem a cada ano ganhando maior expressão e adesão dos estudantes, que é custeado integralmente com recursos da municipalidade, fruto de planejamento e da economia do Governo Municipal.“Este investimento simboliza a solidez financeira da gestão pública municipal, pois em tempos de bloqueios e cortes continuamos a incentivar os jovens e adultos que estão nos bancos dos institutos e das universidades. Estes valores são consideráveis, e poderiam ser investidos em qualquer outra atividade, mas decidimos mante-lo vinculado a educação. É bem verdade que outros municípios paralisaram e/ou diminuíram os repasses, ou mesmo sequer tiveram condições de conceber programas semelhantes, e isso nos estimula a buscar cada vez mais eficiência e resultados na gestão, para contornar a crise com inteligência, estratégia e muito trabalho. Iniciamos em 2010 com R$ 20.000,00, e podemos chegar a R$ 200,000,00 no quinto ano. Os poucos mais de cem alunos hoje são 400, comprovando que está valendo a pena insistir com este Programa. E não é exagero afirmar que para muitos estudantes, este auxílio é decisivo para a continuidade na caminhada educadora, que liberta e assegura a independência social, profissional, econômica e cultural” .

Fabiam ainda destacou que desde a retomada do Programa, R$516.350,00(quinhentos e dezesseis mil, trezentos e cinqüenta reais) foram investidos nesta ação. “Se chegamos até aqui, poderemos ir muito além”, concluiu o Prefeito.

O ato foi prestigiado também pelo Vice-Prefeito Elton Mentges, pelos integrantes da Associação dos Estudantes de Giruá, vereadores Andrei Schnor, Claudio Flavio Weschenfelder, Elmiro Kruger Presidente do Lar da Velhice Ernani Luiz Schneider, Secretários Municipais, imprensa e demais convidados para o ato.