Alunos alfabetizados pelo Cidadania Plena recebem certificado e bolsa-incen

37 alunos do Programa de Erradicação do Analfabetismo – Cidadania Plena, escreveram e leram uma carta, comprovando diante de todos, em vídeo exibido

Alunos alfabetizados pelo Cidadania Plena recebem certificado e bolsa-incentivo

Um ato marcado pela emoção foi realizado na manhã de terça-feira, 16 de junho, nas dependências do Espaço CONGIR, 37 alunos do Programa de Erradicação do Analfabetismo – Cidadania Plena, escreveram e leram uma carta, comprovando diante de todos, em vídeo exibido que aprenderam a escrever e a ler fluentemente. Neste ano de 2015, o Programa chega a sua 4ª edição, com resultados cada vez melhores. Para o aplauso das mais de 200 pessoas que prestigiaram a cerimônia, os alunos, com idade entre 40 e 86 anos de idade, foram conduzidos pelo Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, pelo Vice-Prefeito, Elton Mentges, pela Secretária de Educação e Cultura, Fátima Ehlert, e pela coordenadora do Programa, Tatiana Soller.

O grande objetivo do Programa é erradicar o analfabetismo em Giruá, tornando atrativa, aos então analfabetos, a estratégia de faze-los retornar aos bancos escolares, ou freqüentar aulas pela primeira vez. Muitos alunos que já concluíram o Programa, e outros que estão em sala de aula, possuem idade avançada, alguns com mais de 80 anos. Assim, o Cidadania Plena também proporciona espaços de integração e socialização entre eles, fortalecendo a própria cidadania.

Durante a realização do Programa, no ano de 2014, o Governo Municipal, através do setor pedagógico da SMEC oportunizou aos professores alfabetizadores capacitação inicial e formação continuada com carga horária de 86 horas. Os alunos, durante o período de aulas, receberam refeições, material didático-pedagógico, livros e o transporte até os locais das aulas. E como incentivo ao esforço empreendido, bem como os resultados atingidos, foi entregue a bolsa, como apoio financeiro, no valor simbólico de R$ 250,00 para cada formando.

A Secretária Fátima destacou a importância deste programa, pelos objetivos alcançados, possibilitando a muitas pessoas nestes últimos anos a conquistarem a capacidade de ler e escrever. "Hoje são 37 que estão recebendo o seu certificado de conclusão, mas outras 70 pessoas estão em sala de aula no município buscando aprender a ler e escrever" destaca a secretária, que fez ainda um agradecimento especial a coordenadora Tatiana Soller, as professoras alfabetizadoras que atuaram e atuam junto ao programa e aos familiares pelo apoio e incentivo.

O Prefeito Fabiam destacou a alegria em participar deste momento; “poder viver, ver e sentir a emoção de cada uma das pessoas que superaram esta etapa nos dá ânimo para continuar investindo e trabalhando para que possamos erradicar o analfabetismo no município. Enquanto tiver uma pessoa que não saiba ler e escrever não podemos descansar, redobrando esforços para continuar oportunizando qualidade de vida as pessoas que não foram alfabetizadas na idade mai adequada. Esta é uma daquelas simples ações que mudam o mundo, pois nos incomodamos com o fato de que irmãos, amigos, e até mesmo lideranças comunitárias, tenham enfrentado a vida sem ter sido alfabetizado, e por esta razão faremos tudo o que for possível para que todos os giruaenses possam receber esta oportunidade de libertação cultural e social”.

O Prefeito anunciou que de imediato estará encaminhando para o Legislativo Municipal um projeto-de-lei que efetive este programa como uma política pública definitiva no município, sem interrupções e sem reserva de investimentos, até que o último analfabeto seja alfabetizado; para que não haja nenhuma pessoa com seu direito de ler e escrever negado. Da mesma forma, através de lei própria, irá propor o repasse de R$ 1.000,00 a cada alfabetizador do Cidadania Plena, como reconhecimento do esforço extraordinário em trazer e manter adultos em sala de aula, e de os ensinar a ler e a escrever.

Também se pronunciaram o Vice-Prefeito Municipal, Elton Mentges, e o Vereador Ernani Zagonel,  que representou, no ato, o Poder Legislativo.