Nova Escola de Educação Infantil chega a 70% da execução

Nova Escola de Educação Infantil chega a 70% da execução

Na manhã da terça-feira, 16, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, oportunizou uma visita técnica as obras de construção da nova Escola de Educação Infantil que está sendo construída junto ao Bairro Leimann. Autoridades, imprensa, e a comunidade em geral puderam estabelecer o contato com o Prefeito Fabiam Thomas, com a Secretária de Educação, Fátima Ehlert, com os demais integrantes da equipe de governo, mas sobretudo com a empresa responsável pela construção, de modo a sanar dúvidas e exercer o direito de acompanhar e fiscalizar as obras públicas. O educandário está sendo construído com recursos do Governo Federal e do Governo Municipal.

A Secretária de Educação Fátima Ehlert ao saudar a presença de todos, destacou que a última medição da obra, informada ao Ministério da Educação, já apresentava 68,50% de sua evolução, e que naquela manhã já se constatava a elevação a mais de 70%. Quando concluída, deve atender 120 alunos no turno integral ou 240 alunos no turno parcial, cumprindo a meta a meta do Governo Municipal que é universalizar o atendimento em Educação Infantil, concluindo o trabalho iniciado no ano 2009. “Naquele ano, tínhamos o atendimento na Creche de 208 alunos e hoje temos 265 alunos matriculados, cerca de 30% de aumento. Na pré-escola, temos hoje 342 alunos matriculados, mais o atendimento através do Convênio com o Colégio Evangélico Rui Barbosa”. Fátima destacou ainda que os últimos dados de 2014 revelam o atendimento de 37,5% de alunos de 0 a 3 anos de idade, sendo que a meta é atender 50% deles nos próximos anos. De 4 a 5 anos o município atende 86,7%, sem computar as matriculas que foram feitas a mais no ano de 2015, e que estão lançadas no censo do ano subseqüente, o que demonstra o compromisso que o Governo Municipal tem com a Educação Infantil em relação a obrigatoriedade da Lei, que exige que a partir dos 4 anos todas as crianças devem estar na escola.

O engenheiro responsável técnico pela obra, Hermes Matzembacher Filho, da MH Construções, acompanhou os visitantes, explanando a todos sobre o atual estágio da obra e as suas características, com destaque para algumas adequações técnicas que serão necessárias em razão da realidade climática local, uma vez que o projeto é único para todas as regiões do país. “Iremos sugerir o fechamento de áreas originalmente previstas como abertas, como o refeitório. No Nordeste, por exemplo é recomendado o espaço aberto, pelo calor, mas no Sul, pelas baixas temperaturas e chuvas, o mais adequado seria fechar estes espaços”.

O Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, agradeceu aos presentes, e louvou a preparação da equipe da Secretaria de Educação e todo o cuidado que está sendo observado para que a Escola possa funcionar tão logo seja entregue pela empresa. “Estamos contentes em poder abrir todos os detalhes desta importante obra para a comunidade mais uma vez. Desde a captação dos recursos, assinatura do convênio, rompimento com a empresa que abandonou o canteiro de obras em Giruá e em dezenas de outros municípios, a própria retomada com a nova empresa, enfim, tudo está sendo feito às claras e com a participação da comunidade. A agenda de hoje foi muito positiva, não apena pela constatação da evolução e da qualidade dos serviços, mas também em razão da oportunidade que diversos setores da comunidade receberam para tirar dúvidas sobre o projeto e ver com os próprios olhos como nasce uma Escola”, destacou o Prefeito. Ainda, Thomas ressaltou que o prédio escolar será o mais moderno do município, e a primeira das três Escolas que estão sendo construídas simultaneamente a ser inaugurada.