11ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

As Escolas da Rede Municipal de Ensino participaram da: 11ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS – OBMEP

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental da sede e interior participaram no dia 02/06, terça-feira da 11ª OBMEP – Olimpíada de Matemática, essa Olimpíada é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

O Governo municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, tem aderido a OBMEP desde o ano de 2009 com o intuito de estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos, bem como revelar novos talentos nessa área de conhecimento.

Com o objetivo de proporcionar aos alunos um ambiente favorável para a realização das provas, as escolas iniciaram as atividades recebendo os alunos do 6º ao 9º ano com um café da manhã. Posteriormente, foram encaminhados para a realização das provas os 394 alunos participantes responderam questões que foram classificadas por níveis e por diferentes temas, utilizando-se de seus conhecimentos prévios e raciocínio lógico.

A OBMEP realizar-se-á em 2 (duas) etapas, a primeira fase consiste na aplicação de prova objetiva (múltipla escolha) e a segunda fase, que acontecerá no dia 12 de setembro, aplicação de prova discursiva aos alunos selecionados pelas escolas.

A Secretaria Municipal de Educação incentiva a participação das escolas nas olimpíadas de matemática e segundo o relato da Secretária de Educação Fátima Ehlert: cabe a Secretaria Municipal de Educação e Cultura proporcionar aos alunos o maior número possível de acesso a avaliações externas no sentido de incentivá-los a busca pelo conhecimento e de fortalecer a ideia de que a escola é este espaço do saber sistematizado que contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e integral dos alunos.