PROGRAMA CIDADANIA PLENA CONCLUI NOVA JORNADA DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS E

O Programa já alfabetizou, até o momento, 97 adultos giruaenses

PROGRAMA CIDADANIA PLENA CONCLUI NOVA JORNADA DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM GIRUÁ

O Programa Cidadania Plena, implantado pelo Governo Municipal em 2012 e executado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), tem por objetivo erradicar o analfabetismo em Giruá. As ações principais estão centradas na alfabetização de jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino em idade própria, e os resultados estão superando as expectativas. O Programa é coordenado pela Professora Tatiana Soller.

No dia 16 de junho as 10.30hs no CONGIR, será realizada a formatura dos alunos que cursaram as aulas no ano de 2014, os quais realizaram a avaliação final no último dia 20 de maio, junto ao Centro Cultural Adelina Dias. No total, 37 alunos comprovaram a alfabetização, através da elaboração e da leitura de um texto, na presença das professoras alfabetizadoras Aline Leite, Alessandra Amaral, Claudete Pazdziora, Leonice Corrêa e Neli de Almeida, com acompanhamento da coordenadora, e das representantes da SMEC, Anícia dos Santos e Marlice Schwan. A cerimônia contará com a presença do Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, e demais autoridades.

Outro dado importante a ser destacado, é que para poder participar da referida avaliação, os alunos tiveram que ter frequência nas aulas de no mínimo 75%, foram avaliados a partir dos testes de entrada, bimestralmente através das avaliações diagnósticas e, ao final do ano, com os testes de saída. Os alunos que concluíram esta última etapa do Programa, além do certificado de conclusão do Programa, receberão uma bolsa-incentivo no valor de R$ 250,00

O Programa já alfabetizou, até o momento, 97 adultos giruaenses, e estão em sala de aula, neste momento, 70 alunos, divididos em cincos turmas, localizadas nos Bairros e no interior do Município.

Segundo a Secretária de Educação, Fátima Ehlert, “este programa tem alcançado seu maior objetivo que é inserir as pessoas no mundo da leitura e escrita, garantindo ao cidadão, a emancipação, a participação e a inclusão, além de melhorar a qualidade de vida dos participantes. Durante o programa muitas outras questões, além da alfabetização são proporcionadas aos alunos tais como: acesso à tecnologia, atividades culturais, palestra dentre outras”.