TÉCNICOS EM MEIO AMBIENTE FORMADOS PELO POLO GIRUÁ DO IF FARROUPILHA

TÉCNICOS EM MEIO AMBIENTE FORMADOS PELO POLO GIRUÁ DO IF FARROUPILHA

Na noite do último dia 15 de maio, sexta-feira, autoridades, familiares e formandos da turma do Curso Técnico em Meio Ambiente do Polo Giruá do Instituto Federal Farroupilha, vivenciaram a belíssima cerimônia de colação de grau, nas dependências do Colinas Hotel. O curso iniciou em 19 de agosto de 2013, e culminou em grande estilo. Esta foi a terceira formatura já realizada pelo Polo Giruá, em menos de 3 anos de funcionamento, e responsabilidade pela graduação coube ao Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa. O Diretor-Geral, Marcelo Lamb, conferiu o grau de técnico aos 25 formandos, ao lado dos professores e tutores amigos da turma, e do responsável pelos registros técnicos do Instituto. A imprensa local também acompanhou o ato solene.

O Polo Giruá é mantido pelo Governo Municipal, e a oferta dos cursos cabe ao Governo Federal, através do IF Farroupilha e de seus campus. A gestão desta parceria, no âmbito do Executivo, cabe a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, viabilizando aos estudantes o acesso aos laboratórios, livros e ao espaço necessário para o desenvolvimento das aulas, que são disponibilizadas gratuitamente a todos. Atualmente, cerca de 150 alunos, oriundos de 12 municípios, estão matriculados e vinculados ao Polo, o qual já ostenta um protagonismo na região.

Os novos Técnicos em Meio Ambiente estão habilitados para desempenhar atividades nos mais diferentes locais de trabalho, como por exemplo, nas empresas, cooperativas, órgãos públicos, parques, reservas, estações de tratamento de águas de abastecimento ou resíduos, bem como em unidades de conservação ambiental, recuperação de áreas degradadas, ecoturismo, dentre outras, contribuindo para o controle do desenvolvimento sustentável, seguindo sempre os princípios da legislação ambiental.

Ao fazer uso da palavra a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Fátima Ehlert, e Paraninfa da turma, parabenizou os formandos falando da importância da escolha deste curso que dialoga com o desenvolvimento local, com a sustentabilidade, e com a preservação do planeta, e os coloca sob uma grande responsabilidade como cidadãos nas áreas em que atuam ou atuarão. Da mesma forma, fez uma retrospectiva da conquista do Polo para Giruá e o quanto isto tem possibilitado  a Giruá e a região uma diversidade de cursos e oportunidades em educação. Por fim, manifestou a gratidão em ser Paraninfa, pela aproximação ainda maior da gestão com os educandos.

Paraninfo da turma, o Prefeito Municipal Fabiam Thomas também disse estar emocionado com o convite recebido e feliz em estar vivendo este momento festivo da formatura, que oportuniza aos concluintes a conquista de um diploma a nível federal graças a luta junto ao Ministério da Educação para trazer a Giruá, num espaço próprio e com toda uma estrutura necessária, uma unidade avançada do Instituto Federal, a qual prosperou muito além do que se imaginava inicialmente, o que se comprova facilmente através do funcionamento de cinco cursos até o momento, e com mais dois em processo de seleção dos inscritos, podendo ultrapassar, ainda em 2015, a marca de 200 alunos atendidos pelo Polo, abrangendo possivelmente mais de 15 municípios. " Todos nós sabemos que a educação muda a vida das pessoas, mas para que estes conceitos não fiquem somente no papel precisamos prioriza-la e garantir investimentos, ações e programas que mudem para melhor a realidade e a vida das pessoas. Nossa decisão foi bem aceita pelo grupo de trabalho, pela Secretária Fátima e sua equipe, e o grande objetivo é manter Giruá como protagonista no cenário da educação regional e estadual. Fortalecemos a educação de base, melhoramos as nossas Escolas, valorizamos os nossos professores, construímos ginásios esportivos e, depois de muitos anos, Escolas estão sendo construídas em Giruá. Com os cursos técnicos federais, um novo passo foi dado e todas as provações foram superadas, o que nos torna habilitados para avançar ainda mais em educação. Miramos sempre a evolução, os avanços, mas a partir de um princípio básico: garantir a sustentabilidade de cada uma das ações, para que nenhuma ação conquistada possa ser interrompida ou ameaçada no futuro", registra Fabiam.