Conferência Municipal de Educação do PME

“Giruá planejando a próxima década”


Conferência Municipal de Educação do PME

“Giruá planejando a próxima década”

O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Fórum Municipal de Educação, realizaram a Conferência Municipal de Educação para apreciação e discussão do Plano Municipal de Educação – PME de Giruá.

A cerimônia de abertura aconteceu na manhã de terça-feira, dia 19 de maio, junto ao Auditório Regina Giovelli, e contou com a presença do prefeito Ângelo Fabiam Duarte Thomas, Secretária Municipal de Educação e Cultura, Fátima Ehlert, Presidente do Conselho Municipal de Educação, Sílvia Maria Copetti Calegaro, representante do Legislativo Municipal, Janete Maria de Lima, demais autoridades convidadas, representantes das escolas e comunidade giruaense.

Na sua acolhida, a Secretária Fátima Ehlert destacou a importância deste espaço de discussão na construção deste plano, que não deve ser apenas um cumprimento legal, mas principalmente uma leitura de onde nos encontramos em cada um dos eixos temáticos, o que já avançamos e o que propomos para a próxima década; um marco para o município de Giruá, a  nortear as próximas gestões públicas para garantir o acesso, a permanência, a ampliação do tempo escolar e a aprendizagem.

O Prefeito Fabiam Thomas parabenizou a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em nome da Secretária e equipe, bem como a comissão organizadora desta construção coletiva que acontece desde o mês de agosto de 2014, e que culminou na conferência. Também ressaltou a importância da destinação de cada vez mais recursos para a Educação por parte dos Governos Federal e Estadual, no sentido de garantir as políticas públicas desenvolvidas, em especial Alimentação Escolar e Transporte Escolar, que são fundamentais para o acesso e a permanência do aluno na escola, mas que são apenas subfinanciadas pelos demais entes, obrigando os municípios a complementar os valores em defasagem. Também, destacou a excelência do trabalho realizado pelos profissionais da educação e a certeza de que este plano refletirá a realidade local, reforçando o compromisso desta classe com o desenvolvimento de nosso município.

O objetivo maior do evento foi discutir com a sociedade a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) em consonância ao Plano Nacional de Educação (PNE), em que foi proposta uma política municipal da educação giruaense para os próximos 10 anos, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e o sistema de ensino.

Durante a Conferência, foram tratados temas como Educação infantil, Ensino fundamental, Ensino médio e profissional, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Educação Especial, Educação Superior e Tecnológica, Qualidade da Educação e Diversidade, Gestão Democrática, Valorização dos Profissionais da Educação e Financiamento da Educação Pública.

Para as discussões, os participantes foram divididos em grupos, e encaminhados para locais diferentes para a realização da leitura e debate das metas e estratégias do Plano, retornando na parte da tarde para a plenária, votação e encerramento dos trabalhos

De forma democrática e participativa aconteceu um amplo debate em que foram discutidas as sugestões e assim, previstas as metas e estratégias do Plano Municipal de Educação. A partir da Conferência, a equipe técnica da SMEC e o Fórum Municipal de Educação estão empenhados na elaboração do documento final do PME para proceder aos demais encaminhamentos para aprovação junto ao Legislativo Municipal, o que deverá ocorrer em até 10 dias.