Realizado Seminário sobre produção artesanal de erva-mate

Na última quinta-feira, 17 de novembro, o Governo Municipal, através do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, com a participação de analistas historiógrafos da Secretaria Estadual de Cultura, sediou importante Seminário com giruaenses que utilizam o antigo sistema artesanal para fabricação da erva-mate para chimarrão.

O evento aconteceu no auditório do Centro Cultural Adelina Dias, onde os representantes dos Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do estado do Rio Grande do Sul (Ipahe), Gustavo Mor Malossi e Rafael Filter Santos da Silva, explanaram sobre o andamento do trabalho que visa transformar o sistema ambiental e sociocultural de práticas tradicionais da erva-mate em patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.

Representantes do Reduto Quilombola Correa e o senhor José Cambri, representando os giruaenses que realizam o trabalho de produção da erva-mate artesanal, sentiram-se honrados em auxiliar o estudo de inserção da Erva-mate como patrimônio cultural imaterial. Os trabalhos em campo tiveram o acompanhamento da Emater/Ascar-RS, através do escritório municipal de Giruá. Também participaram do seminário, diretoras de escolas e o vereador Luiz Fernando Copetti Desbesell, representando também o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.