Novo Plano de Carreira do Magistério Municipal é sancionado

Durante as atividades da 9ª Festa do Butiá, um importante ato para a educação do município foi realizado, na noite da quinta-feira (5). Na presença de diretoras das escolas, secretários municipais e vereadores, o Prefeito Fabiam Thomas sancionou a Lei Municipal 6.114/2015 que dispõe sobre o Plano de Carreira do Magistério.

O novo Plano foi pensado em conjunto com os profissionais da educação de Giruá e faz parte do Plano de Valorização do Magistério implantado no município. Após muito diálogo com a APROMUG (Associação dos Professores Municipais de Giruá), reivindicações da classe foram atendidas, sendo transformadas em Lei que garantem esses benefícios.

Um dos pontos abordados pelo novo Plano é a liberação 33% das horas trabalhadas para o planejamento das aulas para todos os professores. Durante este período (1/3 da jornada semanal), o professor não estará em sala de aula, mas deverá estar vinculado às atividades escolares. O Plano contempla também o aumento de 20hs para 22hs semanais de trabalho aos professores dos anos finais do ensino fundamental.

Além disso, está assegurado aos professores um aumento adicional de 1,5% ao ano, relativamente aos índices anualmente concedidos ao quadro geral. Ademais, consta na redação do Plano a obrigatoriedade de conceder esse aumento adicional por, no mínimo, 10 anos, para que esse avanço não se perca em um ou outro Governo.

A Secretária de Educação Fátima Ehlert explicou que essa Lei foi pensada coletivamente durante muito tempo para que o melhor pudesse ser garantido ao magistério municipal. Destacou que essa colaboração mútua é um exemplo de que Poder Público e servidores podem se articular em prol de um bem comum. A Secretária ainda afirmou que o Governo Municipal trabalha intensamente para garantir a professores e alunos seus direitos, mas que não esquece de cobrar os deveres dos profissionais, o que garante uma educação de qualidade.

Outro ponto destacado no evento foi a criação da Casa do Professor, que será uma estrutura física adequada para garantir aos profissionais o planejamento das aulas, a correção de provas, a preparação de trabalhos, estudo, leitura, pesquisa, dentre outras ações. Haverá estrutura humana de acolhimento e prestação de serviços, equipamentos de informática, internet, espaços para convivência e tudo que for preciso para a realização do trabalho. A Casa do Professor foi idealizada a fim de garantir aos profissionais o descanso necessário e o maior convívio familiar e social, já que haverá tempo e local próprios para a preparação das atividades escolares.

O Prefeito Fabiam Thomas agradeceu a colaboração e a compreensão de todos que participaram desse processo de construção do Novo Plano de Carreira. Assegurou que essa é uma prova indubitável de que é possível construir um presente e futuro melhores por meio do diálogo, já que ele promove conquistas que conciliam reivindicações e possibilidades reais.