Rede Municipal de Ensino iniciou as atividades letivas

Sabemos que voltar às aulas é sempre uma expectativa para os alunos, por mais que já venham frequentando a escola, o recomeço é sempre esperado. Novos colegas, novos professores, retorno ao ritmo escolar, enfim, uma infinidade de sensações permeiam seus corações.

Por isso as escolas da Rede Municipal de Ensino se prepararam para recebê-los no dia 23 de fevereiro, momento em que foram recepcionados com diversas atividades pensadas com muito carinho por cada escola. Para a escola Batista, mais um ano se inicia e com ele há anseios, desejos e a espera de um ano repleto de informações e muito aprendizado. Assim, recebeu a todos os alunos com um caloroso abraço de boas vindas, apresentação dos profissionais e recepção especial aos alunos, com várias atividades diferenciadas com mensagens carinhosas, mimos, cantinhos, vídeos, circuito de atividades e muito mais.

Os alunos da escola Canova, no turno da manhã, foram recepcionados pelos professores e após participaram de uma conversa interativa com o Pastor e Sociólogo Agnaldo da Silva, com o tema "Acertando o alvo nas suas escolhas". Na sequência, receberam um lanche especial. No turno da tarde as crianças foram recepcionadas com muita alegria pelas suas professoras e tiveram uma tarde divertida com brinquedos e lanche especial.

A escola José João Bisognin, nos três turnos, recepcionou a comunidade escolar e na sequência acolheu aos alunos no ginásio poliesportivo para assistir a  apresentação do grupo de  Jovens da Igreja Matriz com a peça de teatro “Life House” (Casa da Vida) que trouxe uma reflexão sobre o  valor da vida, seguindo as atividades com gincana corporal visando a socialização, integração e  descontração de todos.

Para dar início às atividades letivas na EMEFATI São Miguel Arcanjo, os alunos e professores foram recepcionados com as boas vindas pela equipe diretiva, apresentação  dos respectivos professores às suas turmas, bem como dos alunos novos, feita a oração da manhã e logo após proporcionado o café. Também foram realizadas atividades recreativas e ginástica laboral. Todos os alunos receberam um mimo.

Na escola Basílio Da Gama, os alunos foram recebidos pela diretora da escola, onde a mesma apresentou a nova professora e a nova merendeira. Muitos pais se fizeram presentes, alguns trazendo seus filhos pela primeira vez na escola. Na ocasião foi realizada uma dinâmica para integrar a todos, brincadeiras, entrega de mimos e um lanche especial. No segundo dia foi proporcionado um momento de brincadeiras recreativas com todos os alunos no Pátio da escola.

A escola São Pedro realizou atividades diferenciadas de volta às aulas, proporcionando palestra motivacional, com o Pastor Maurício Alfredo Zimmermann e o grupo musical da Igreja Batista, para professores e alunos dos turnos matutino e vespertino. Também aconteceram atividades diferenciadas, com brincadeiras no pátio para alunos de Educação Infantil ao 4º ano.

Na escola Nicolau Leite, no turno da manhã, aconteceu o recreio da Integração envolvendo professores, funcionários e alunos através de atividades dirigidas no pátio da escola como jogos, brincadeiras, músicas e lanche coletivo. Já no turno tarde os alunos receberam a visita em suas salas de aula, da “Mala do encantamento” pela equipe diretiva, usando-a como motivo para contar histórias,  mostrar livros, falar das atividades da escola. Também houve distribuição de balões e pirulitos.

Na escola José Do Patrocínio foi realizada acolhida com mensagem inicial de boas vindas pela diretora, apresentação de alunos e professores, atividade de alongamento com música, lanche pedagógico especial, entrega de uma mensagem e bombons, o recreio foi com muita música e todos assistiram a uma retrospectiva de 2014 em powerponit.

Na escola Aládio Ferreira os alunos foram acolhidos com muita música, canto e uma rica reflexão e na escola Sadi Mamedes Pilau, em seu primeiro dia de aula, os alunos participaram de atividades diferenciadas envolvendo história ginasticada com todas as turmas, cantigas de roda, dinâmicas de apresentação, dança da cadeira, dança com balões e pintura de rosto. Da mesma forma nas escolas de educação Infantil Casa Da Criança, Criança Feliz, Gente Míuda e Pingo De Gente o clima foi de alegria e receptividade aos pais e alunos.

E foi nesse clima de acolhimento, entusiasmo e integração que as equipes diretivas, professores e funcionários das escolas municipais proporcionaram momentos prazerosos e receberam os mais de 1.400 alunos para dar início às atividades desse ano letivo.

Conforme a Secretária Municipal de Educação e Cultura, profª. Fátima Ehlert, “é importante o trabalho em equipe que vem sendo realizado nas escolas, pois sabemos que a educação não se faz sozinha, é a união de esforços e objetivos entre família, equipe gestora, professores, funcionários, alunos e todos que compõem a comunidade escolar que faz ela acontecer. Desejo a todos um ótimo ano letivo, com muito ensino e aprendizagem.”