SMEC realiza seminário integrador do PNAIC

SMEC realiza seminário integrador do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Giruá inseriu-se ao PNAIC numa ação conjunta que conta com a participação articulada do Governo Federal e Estadual, a fim de mobilizar o melhor dos seus esforços e recursos, valorizando e apoiando professores e escolas, com materiais didáticos de alta qualidade para todas as crianças, implantando sistemas adequados de avaliação, gestão e monitoramento.
O programa tem como objetivo principal alfabetizar todas as crianças, até o final do terceiro ano do ensino fundamental, quando elas completam 8 anos. Além disso, visa disponibilizar jogos pedagógicos e acervos bibliográficos para as turmas de 1º ao 3º ano, também oportuniza a formação continuada aos professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino, através da Universidade Federal de Santa Maria, sob a coordenação local da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e de uma professora Orientadora de estudos.
Em 2013, a formação com ênfase na área da Linguagem, teve carga horária de 120 horas e capacitou 24 professores e 10 membros das equipes diretivas. O encerramento dessa etapa culminou com o Seminário Integrador, realizado no dia 13 de novembro e contou com participação especial da UFSM. Na oportunidade, os professores de 1º ao 3º ano que atuam nas escolas municipais apresentaram suas práticas e atividades realizadas com os alunos.