Formação com Docentes da Educação Infantil

No dia 09 de novembro, professores e diretores das Escolas Municipais de Educação Infantil participaram de mais um Encontro de Formação do PROINFÂNCIA

Encontro de formação com Docentes da Educação Infantil

Sentir-se tocado! Desacomodar! Fazer a diferença!

No dia 09 de novembro, professores e diretores das Escolas Municipais de Educação Infantil que trabalham com crianças de 0 a 3 anos de idade participaram de mais um Encontro de Formação do PROINFÂNCIA.
As atividades tiveram início pela manhã, no Auditório Municipal Regina Giovelli e continuidade no turno da tarde junto à EMEI Casa da Criança. Durante esse Encontro foram realizadas atividades de acolhida aos participantes, com dinâmica inicial e posterior apresentação de práticas pedagógicas pelos GTS - Grupos de Trabalho, onde cada escola apresentou estudos realizados e as reorganizações feitas nos espaços escolares. Foram proporcionadas atividades diversificadas com confecção de materiais, acesso a circuitos de atividades e vivência pedagógica junto aos espaços internos e externos da escola.
Esses encontros fazem parte do Projeto de Assessoramento técnico-pedagógico na implementação do Proinfância a um grupo de municípios do Rio Grande do Sul, sendo que Giruá faz parte desse grupo. O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, indicou três representares que atuam diretamente com a etapa da Educação Infantil para participar dos encontros presenciais e das interações pelo ambiente virtual - Plataforma Moodle, que tiveram a responsabilidade de dar desdobramento ao conteúdo do projeto nas ações de Formação Continuada junto às escolas de educação infantil. A Formação foi ofertada pela UFRGS e as formadoras municipais Ana Cristina Czegelski Duarte, assessora da SMEC e as professoras Alexandra Zimmermann Porsch e Joelma Konarzewski, da EMEI Casa da Criança, participaram e realizaram as respectivas formações aqui no município. Ao todo foram 32h de muito estudo, contextualizações e socializações de resultados junto às escolas participantes.
Nesse dia também aconteceu a Certificação dos particiantes, com a presença do Sr. Prefeito Municipal, Ângelo Fabiam Duarte Thomas e da Secretária Municipal, Fátima Anise Rodrigues Ehlet.
"Esses momentos de formação vieram ao encontro de um conjunto de práticas que o Governo Municipal e Secretaria Municipal de Educação e Cultura vem realizando com o objetivo de continuar oferecendo às nossas crianças a acolhida, a educação e o cuidado e essa formação específica aos profissionais da educação infantil proporcionou um conjunto de estudos e práticas pedagógicas que foram vivenciadas e que certamente farão a diferença no dia a dia do cotidiano escolar de cada participante"- ressalta a Secretária Fátima. Segundo o Prefeito Municipal o "repensar as ações do cotidiano propiciam ao Profissional da Educação preparar-se para todas as mudanças que inevitavelmente acontecerão na educação nos próximos anos. Os participantes estão de parabéns."