Programa Cidadania Plena encerra atividades de 2014 com confraternização

“Esse foi nosso presente de Natal antecipado” as palavras da Secretária de Educação Fátima Ehlert resumem a emoção que tomou conta de todos os presentes na Confraternização de Natal do Programa Cidadania Plena, na última quarta-feira (17). O encontro contou com apresentações dos alunos que leram, cantaram e declamaram demonstrando um pouco daquilo que aprenderam ao longo do ano.

O Programa Cidadania Plena foi criado em 2011 com o objetivo de contribuir para a erradicação do analfabetismo em Giruá. Atualmente, conta com 70 alunos matriculados distribuídos em seis turmas, sendo quatro na cidade e outras duas no interior. Os estudantes contam com acompanhamento pedagógico, material didático, merenda e transporte escolar. As atividades são diversificadas e contam com dinâmicas, jogos de alfabetização, roda de leitura, práticas agrícolas, palestras e atividades culturais.

O senhor José Dalla Libera, de 71 anos, também um dos participantes do Programa, agradeceu em nome das turmas pela oportunidade, explicando que o incentivo do Governo Municipal deu coragem e ânimo para esse novo desafio de buscar conhecimento e educação. “Nunca é muito tarde para aprender, hoje as pessoas só não se aperfeiçoam se não quiserem pois as oportunidades estão aí.”, concluiu.

A Confraternização contou ainda com a presença do Vereador Maurílio Borges de Mattos, representando o Legislativo, e do Prefeito Fabiam Thomas que anunciou, para o próximo ano, os investimentos ainda maiores no Cidadania Plena. Explicou também que esse não é o único Programa da Prefeitura que nasce de um sonho que parece impossível e está sendo realizado. “Um dos objetivos que parecia mais difícil (erradicar o analfabetismo no município) está, aos poucos, se concretizando com turmas como essa aprendendo a ler e escrever depois da idade adequada. Isso nos orgulha e nos motiva muito a continuar batalhando pela educação em Giruá”, afirmou o Prefeito.

Esse ato marcou o encerramento das atividades de 2014 do Programa que abrirá novas turmas e ampliará ainda mais seu alcance em 2015. Os alunos e familiares foram convidados a incentivar a participação daqueles que ainda não foram alfabetizados e colaborar para a melhoria de suas vidas e também de todo o município.