Primeira semana do Natal da Paz encerra com grande público

Primeira Semana do Natal da Paz Especial 60 Anos encerra com grande participação da comunidade giruaense

O Natal vem sendo comemorado com um extenso e diversificado cronograma de atrações em Giruá nesse ano. A Edição Especial do já tradicional Natal da Paz foi pensada em alusão aos 60 anos de emancipação político-administrativa do município que são comemorados em janeiro com uma grande festa.

Buscando unir essas duas importantes datas, o Governo Municipal organizou um calendário unificado das atividades comemorativas do período. São shows, apresentações artísticas, momentos de reflexão e diversão que buscam proporcionar para os giruaenses cultura e entretenimento nessa época tão especial.

A semana começou com um espetáculo do Grupo Vocal Sol Maior, de Tucunduva, na Praça Aládio Ferreira. Centenas de giruaenses compareceram com suas cadeiras, chimarrão e tererê para apreciar a apresentação que contou com as tradicionais canções natalinas e também com número temático dos anos 60, pop, rock e sertanejo.

Na terça-feira, nem a chuva, que caiu minutos antes do horário marcado para o encontro, impediu a participação em massa da população no Caminho das Luzes. Em um momento de reflexão e espiritualidade, o grande grupo reuniu-se na Igreja Luterana São Mateus, onde foram recebidos pelo Pastor Bertan Kaufmann, para dar início ao roteiro. Com velas e cantos típicos, a procissão seguiu pela Avenida Bento Gonçalves até a 1ª Igreja Batista, que ficou lotada pelo público recepcionado pelo Pastor Marco Antônio e sua comunidade. Seguindo o trajeto, o próximo local de encontro e meditação foi a Igreja Evangélica da Paz, coordenada pelo Pastor Fábio Rucks. O Caminho das Luzes encerrou na Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus, onde o Pároco Edegar de Matos convidou os demais pastores presentes para participarem de uma bênção ecumênica. Todo o trajeto e paradas foi coroado com belas apresentações preparadas pelas comunidades religiosas, transformando a noite em um encontro de beleza, oração, agradecimento e união.

Já na quarta-feira, o espetáculo ficou por conta dos alunos das Escolas Municipais. O público formado por pais, professores, estudantes e familiares lotou a Praça Aládio Ferreira em um entardecer de muitos talentos demonstrados nas apresentações. Crianças da Educação Infantil das Escolas Batista, Canova, José João Bisognin, São Pedro e Casa da Criança encantaram com sua organização, graça e simplicidade. Dezenas de “anjos” e “papais e mamães Noel” fizeram a alegria da comunidade que compareceu em grande número e estava atenta a todos os movimentos e canções desses pequenos giruaenses.

A literatura também teve espaço na programação do Natal da Paz – Especial 60 Anos. Com o Concurso Regional “Giruá em Poesia”, a Comissão Organizadora buscou incentivar a produção literária e também homenagear o município através de obras inéditas a serem publicadas posteriormente. Foram 44 poesias inscritas para a premiação que ocorreu na noite da quinta-feira, no Colinas Hotel. Na ocasião, também, o Prefeito Fabiam Thomas assinou e entregou para a Secretária de Educação e Cultura, Fátima Ehlert, a autorização para início do Projeto do Livro “Giruá – 60 Anos de História” que reunirá materiais sobre a memória e cultura do município.

No sábado, aconteceu o Natal Solidário, no Ginásio Municipal Elias Saffi, com show infantil, distribuição de presentes e lanche para as crianças do município, além da disposição de brinquedos infláveis, cama elástica e piscina de bolinhas para uso gratuito. O ponto alto do evento foi a chegada do Papai Noel que distribuiu doces e encantou as crianças.

O Domingo na Praça, em que tradicionalmente acontece mateada, desfile de modas da ACIGI, brique do artesanato e shows culturais locais teve uma atração extra esse ano. No dia, a Escola de Samba Acadêmicos do Improvizo de Santo Ângelo apresentou pela primeira vez seu samba-enredo “Giruá, eu amo você, vou explicar a vocês o porquê”, uma homenagem aos 60 anos da Capital da Produtividade dos Gaúchos.

Mais atrações estão previstas para os próximos dias e deverão estender-se durante todo o ano de 2015. O incentivo à educação também é uma das marcas da programação, sendo assim, centenas de pessoas são esperadas para a cerimônia de formatura das 8ª séries das Escolas Municipais que acontecerá na Sede do Congir, na terça-feira, 16 de dezembro, às 19h30min.

A grande atração da semana tem caráter religioso, mas também de descontração. No dia 18, quinta-feira, a partir das 20h30min, na Praça Aládio Ferreira, acontecerá a Homenagem ao Dia da Bíblia, com Benção Ecumênica de Natal. Logo após, grande Show Gospel Nacional com Daniel e Samuel, vindos de Goiás, e considerados a melhor dupla de sertanejo gospel do Brasil.

Além dessas, inúmeras atividades organizadas pelas instituições, empresas e escolas  giruaenses fazem parte da programação da próxima semana. Para conhecê-las basta acessar o site da Prefeitura Municipal (www.girua.rs.gov.br) e ficar por dentro do calendário completo de eventos. Participe, divulgue e apóie o Natal da Paz 2014 – Especial 60 Anos, pois ele é uma das formas de demonstrar o amor e gratidão que Giruá merece de seu povo.