Projeto Viva Leve encerra edição de 2014 em clima festivo

A quarta-feira (10) foi de festa e despedida para os integrantes do Viva Leve, que se reuniram no Pesque-Pague Havaí para encerrar a etapa 2014 do Projeto. O grupo desse ano contou com aproximadamente 80 participantes que praticaram ações de orientação, prevenção e conscientização sobre hábitos saudáveis e melhoria da qualidade de vida.

O projeto é uma parceria entre as Secretarias de Educação e de Saúde e é coordenado pela educadora física Tatiane Renz, contando também com uma nutricionista e um técnico em enfermagem em sua equipe profissional responsável.

Ao longo do ano, os integrantes participaram semanalmente de atividades físicas orientadas e mensalmente de reuniões educativas com temas voltados à saúde, prevenção de doenças e qualidade de vida. Além disso, todos foram submetidos a avaliação individual periódica, na qual um controle dos índices glicêmicos, pressão arterial e peso era realizado para acompanhamento e monitoramento da saúde dos membros.

Independente de todos esses cuidados, os participantes salientaram outro ponto positivo do projeto: a integração e a participação em um grupo de convivência, situação muitas vezes essencial no combate de doenças como a depressão, por exemplo. Explicaram que os benefícios do Viva Leve vão além dos essencialmente voltados à saúde física, já que a alegria e companheirismo vivenciados ao longo do ano proporcionam bem-estar e ânimo para enfrentar as situações do dia a dia.

Em outubro, foi realizada também a 2ª edição da Gincana Rumo à Medida Certa, que incentiva a busca por índices recomendáveis de saúde, por meio de avaliações, a participação efetiva nas atividades, por meio do controle da frequência e, ainda, propõe o envolvimento em práticas de solidariedade. Esse ano, uma das ações propostas foi a arrecadação de alimentos para doação. O grupo foi dividido em dois subgrupos que recolheram 325 quilos de donativos, divididos em 29 kits, posteriormente doados a duas entidades que fizeram a distribuição às famílias de seus cadastros. Outra atividade foi a visita, na semana passada, ao Lar da Velhice Ernani Luiz Schneider com a entrega de presentes e confraternização de Natal. O grupo vencedor ganhou certificado de honra ao mérito e também um kit cedido pela Corsan, representada por sua gerente local, Sara Grassel.

O encontro de encerramento no Pesque-Pague Havaí foi marcado por muita descontração, jogos e um saboroso almoço. O Prefeito Fabiam Thomas, que participou dessa reunião, explicou que o Governo Municipal busca ser sempre sensível àquilo que a comunidade precisa e deseja, sendo a constante melhora no projeto Viva Leve um exemplo disso. Assumiu o compromisso de apresentar novidades para a edição de 2015 que deverá, novamente, iniciar no mês de março.

Já a Secretária de Educação Fátima Ehlert reafirmou a importância da participação em um grupo de convivência com um objetivo em comum como esse, já que eles ensinam a trabalhar as diferenças e o respeito a diversidade. Lembrou também que o Poder Público tem o dever de pensar em todas as áreas e faixas etárias, buscando aquilo de melhor que possa ser oferecido para cada um.

Participaram do encerramento também, o Secretário de Trabalho e Cidadania, Cláudio Amaral, e a representante da Secretaria de Saúde, Lígia Rochneski. Durante a tarde, o grupo permaneceu no local, curtindo a natureza e a companhia dos colegas e novos amigos do Viva Leve.